Rei Charles III na Champions? Entenda por que a coroação viralizou tanto nas redes sociais

A música da coroação é a mesma tocada no hino do campeonato europeu de futebol? Veja!

Com o recente falecimento da Rainha Elizabeth II, chegou o momento da coroação de seu filho, o atual rei Charles III. A coroação ocorreu sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres, e virou notícia mundial. Porém, não foi só pela tomada de posse do rei, mas por conta da música que tocou no ato de recebimento da coroa.

Os internautas, especialmente aqueles apaixonados por futebol, não deixaram de notar a enorme semelhança entre a música “Zadok the Priest”, ou “Zadoque, o Sacerdote”, e o hino de abertura da famosa competição europeia de futebol UEFA Champions League.

É claro que isso virou motivo de piada e de memes que circularam nas redes sociais.

Semelhança entre as músicas

Coroação de Rei Charles III gera memes nas redes sociais
Foto: Frank Augstein/AP

Embora haja reais semelhanças, não foi o hino da Champions League que tocou na coroação do Rei. Para a tristeza de muitos, não há relação com futebol.

Isso porque, na verdade, a canção é um hino composto por Georg Friedrich Händel em 1727, feito especialmente para a coroação do rei George II.

Mas e a música da Champions League?

A música que toca nas aberturas dos jogos da competição é uma adaptação feita por Tony Britten, em 1992. O compositor se inspirou no hino de Händel para a composição de sua música.

Além disso, ele diz que as semelhanças acabam na primeira frase da obra e que o restante seria de sua autoria.

Entretanto, sabemos que a internet não perdoa. Algumas postagens foram feitas no Twitter e em outras redes. Como esta, de Sean Kelly, do perfil @virtualstateman, que diz:

“E com isso, Rei Charles III agora está automaticamente qualificado para a UEFA Champions League do próximo ano.”

Além dele, o perfil @6thiagoat publicou uma parte do momento da coroação com a legenda: “Essa é a música da Champions League”, e ainda completou com a famosa frase cantada por um coral na abertura: “The Champions”.

você pode gostar também