Refrigerante pode ter efeito INUSITADO em homens, aponta pesquisa chinesa
Pesquisa recente revela mais efeitos colaterais do refrigerante, principalmente em homens.
A história dos refrigerantes nos remete ao século XVIII, quando houve o experimento de misturar água carbonatada e xaropes de frutas para criar uma bebida efervescente.
Como todas as coisas tendem a evoluir, com os refrigerantes não foi diferente. Desse modo, no século XIX, a produção em massa de refrigerantes começou com nomes famosos como Coca-Cola e Pepsi.
Desde então, os refrigerantes tornaram-se uma bebida popular em todo o mundo, com muitas empresas criando suas próprias receitas.
Embora populares por seu sabor doce e efervescente, têm sido associados a vários malefícios à saúde. Os refrigerantes são altamente calóricos e ricos em açúcar, o que pode levar ao ganho de peso e, consequentemente, à obesidade. O consumo excessivo de açúcar também pode levar a doenças cardiovasculares e a diabetes tipos 1 e 2.
Além disso, muitos refrigerantes contêm ácido fosfórico, que pode prejudicar a saúde dos ossos ao remover o cálcio do corpo. Outro fator é que refrigerantes também contêm corantes e adoçantes artificiais, que podem causar reações alérgicas e problemas relacionados.
Por essas razões, muitos especialistas em saúde recomendam limitar o consumo de refrigerantes e optar por bebidas mais saudáveis, como água, chá e sucos naturais.
Outros efeitos dos refrigerantes
Como se não bastassem todos os malefícios que o consumo excessivo de refrigerante pode causar no corpo humano, recentemente, um estudo realizado com ratos de laboratório descobriu mais fatores que se associam ao consumo das bebidas gaseificadas.
As informações vêm diretamente da China, por meio de uma pesquisa que foi publicada na revista Acta Endocrinol. Na oportunidade, pesquisadores realizaram alguns testes em ratos, mas não em qualquer tipo de rato, apenas machos.
O que se descobriu é que a bebida aumenta o nível de testosterona no organismo e, em função, disso os testículos devem ter um aumento.
Como foi o teste?
O experimento usou cem ratos, os quais foram divididos em três grupos. Um grupo recebeu Coca-Cola para beber, outro recebeu apenas refrigerante da marca Pepsi e, por último, um grupo de ratos ganhou apenas água para consumir. Tudo isso aconteceu por mais de duas semanas.
Os resultados apontam para este problema: os ratos dos grupos que consumiram apenas Coca-Cola e Pepsi tiveram altas taxas de testosterona nos corpos e o aumento dos testículos.
Apesar de todos esses valores, os efeitos do refrigerante nos seres humanos continuam inconclusivos. Isso porque, durante a puberdade, a produção de testosterona aumenta e pode levar ao crescimento dos testículos. No entanto, após a puberdade, o tamanho dos testículos não tem mais influência da testosterona.