‘Redfall’ e expectativas frustradas: o que deu errado para o game?

Aquisição da Bethesda pela Microsoft causou impacto no conturbado desenvolvimento de 'Redfall'.

O lançamento do jogo “Redfall” tem sido marcado por desafios enormes, gerando um resultado decepcionante e críticas cada vez mais negativas por parte dos jogadores. Desde sua estreia, no dia 1/5, o jogo recebe uma série de opiniões negativas.

Há indícios de que poderiam evitar esse fracasso se não houvesse tantas modificações tanto no enredo quanto na mecânica de jogo. Além disso, a grande indecisão e modificação entre as empresas que desenvolveriam o jogo é alvo de críticas.

Um pouco sobre ‘Redfall’

“Redfall” é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Arkane Studios e publicado pela Bethesda Softworks. O anúncio do jogo ocorreu oficialmente na conferência da Bethesda na E3 2021.

Ele é ambientado na ilha fictícia de Redfall, em Massachusetts, nos Estados Unidos, que vive uma ameaça sobrenatural.

Os jogadores assumem o papel de um grupo de heróis que precisam lutar contra vampiros sedentos por sangue e outras criaturas monstruosas para salvar a ilha e seus habitantes.

Redfall
Imagem: Xbox News/Reprodução

Esperança de desistência

Em setembro de 2020, a Microsoft anunciou que estava adquirindo a ZeniMax Media, empresa-mãe da Bethesda Softworks, em um negócio de US$ 7,5 bilhões. A aquisição teve conclusão em março de 2021, tornando a Bethesda uma subsidiária da Microsoft.

Houve rumores e especulações envolvendo a esperança da Arkane Studios de cancelar temporariamente o desenvolvimento do jogo “Redfall” após março de 2021, com a intenção de criar um novo projeto do game.

Essa decisão teria influência das numerosas mudanças ocorridas no enredo do jogo e da desmotivação generalizada da equipe de desenvolvimento.

Após uma intensa campanha de marketing da Bethesda, as expectativas em torno de “Redfall” eram extremamente altas. No entanto, de acordo com o jornalista especializado em jogos Jason Schreier, já havia sinais e previsões, desde 2018, de que o jogo poderia enfrentar problemas.

Segundo Schreier, naquela época, a empresa desenvolvedora já estava trabalhando em projetos que, embora fossem bons, não eram extraordinários. Isso indicava a necessidade de uma atualização e melhoria por parte da empresa antes de se aventurar no desenvolvimento de “Redfall”.

Essa análise de Schreier sugere que a Bethesda, compatível com as limitações e deficiências de seus projetos anteriores, precisava passar por uma fase de atualização e aprimoramento em suas habilidades e abordagens de desenvolvimento.

Portanto, era necessário alcançar um nível de excelência e inovação que garantisse um resultado excepcional para “Redfall”. Apesar das preocupações levantadas, a Microsoft, como a nova proprietária da Bethesda, optou por ficar com o desenvolvimento do jogo, que foi lançado no início de maio para plataformas PC e Xbox.

No entanto, infelizmente, enfrenta uma decepção, sendo considerado um fracasso. É importante mencionar que, nesse contexto, a Microsoft tomou uma decisão estratégica de não lançar “Redfall” para o PlayStation 5.

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