Redes sociais podem estar DETONANDO sua saúde; veja os efeitos

As redes sociais estão afetando nossa saúde, seja física ou mental. Confira quais são os efeitos negativos disso em sua vida.

Com o advento da internet, tornou-se cada vez mais fácil ter acesso a informações, assim como se comunicar e estreitar laços. Nesse sentido, as redes sociais entram como ferramenta fundamental para manter contato com pessoas queridas.

No entanto, uma vez que se está inserido em contextos de redes sociais, como Twitter, Facebook, Instagram, entre outros, é muito fácil curtir e seguir um número de páginas que podem tirar muito do nosso tempo.

Outro aspecto importante é a existência do algoritmo responsável por selecionar os tipos de conteúdo que você mais gosta, fazendo com que gaste mais tempo ainda nesse meio.

Nesse sentido, as redes sociais podem nos distrair dos nossos objetivos e de nossas obrigações. Mesmo que isso pareça bobo ou até mesmo banal, existe uma ciência por trás que explica como isso pode afetar diretamente a nossa saúde, seja ela mental seja física.

Como na vida real, as redes sociais também possuem o poder de influenciar o tipo de dia que você quer ter, a pessoa que deseja ser e a vida que deseja viver.

Nesse sentido, os estudos científicos e psicológicos mostram cada vez mais os efeitos mensuráveis que as plataformas podem ter na saúde e no comportamento das pessoas.

Confira os efeitos das redes sociais em sua saúde

O que interfere na saúde mental no Brasil.
Foto: Shutterstock/SewCream

No que se refere à saúde da mente, percebe-se que o uso excessivo das redes sociais pode trazer sintomas como ansiedade, depressão, assim como baixa autoestima.

Além disso, a utilização prolongada das redes pode causar efeitos negativos na nossa saúde mental, visto que, nas redes sociais, a maior parte dos usuários compartilha as partes boas de suas vidas, podendo levar à comparação e ao desgaste emocional.

No que diz respeito à saúde física, é possível afirmar que utilização das redes sociais pode levar ao sedentarismo, aumentando o risco de obesidade e doenças cardiovasculares.

Outro aspecto a ser levado em consideração é exposição constante à luz azul que é emitida pelos aparelhos celulares, que afeta a visão e pode prejudicar o sono, afetando a qualidade de descanso.

você pode gostar também