Nova conduta da Receita Federal SUSPENDE envios do AliExpress ao Brasil
Nova conduta tributária torna taxações mais altas e contínuas; por isso, diversas lojas internacionais decidiram suspender vendas para o público brasileiro.
Recentemente, a Receita Federal passou a ter uma fiscalização mais rígida sobre os produtos provenientes da China. Essa medida busca beneficiar empresas nacionais em detrimento de grandes empresas estrangeiras, ampliando a oferta e a demanda dos produtos disponíveis no comércio brasileiro.
Contudo, isso tem impactado diretamente no envio de produtos estrangeiros para o Brasil, prejudicando não somente os vendedores, mas também os compradores. Dessa maneira, muitas lojas que utilizam o AliExpress, serviço de varejo on-line, estão interrompendo as vendas para o Brasil.
Nova conduta da Receita Federal
A nova conduta adotada pela Receita Federal tornou constante a taxação sobre produtos importados, além de ter elevado o valor dessas taxas. Isso tem prejudicado as lojas internacionais do AliExpress, que estão encontrando muitos impedimentos ao realizarem os envios.
Outro problema que tem tornado a situação mais difícil é a apreensão de produtos internacionais pela Receita Federal, quando o cliente não aceita pagar as tributações cobradas.
Antes, as mercadorias voltavam para o remetente, quando havia a recusa do cliente em custear as taxas. Agora, produtos de alto valor, como placas-mães, placas de vídeo e celulares, têm sido apreendidos.
Suspensão de vendas para consumidores brasileiros
Uma das empresas que anunciaram que não realizariam mais envios para o Brasil foi a Machinist, uma das principais produtoras de placas-mães do serviço de varejo.
No entanto, após algumas mudanças na política da empresa, ela retomou os envios para compradores brasileiros, deixando explícito que passaria a cobrar o valor integral do produto, confira:
“De acordo com a política nacional de alfândega do Brasil, muitos clientes relataram que o valor declarado baixo resultará na falha na liberação alfandegária.
Ou para punir a declaração de preço baixo, é necessário pagar mais do que as taxas alfandegárias.
Para suavizar a liberação alfandegária, declararemos o verdadeira preço dos pacotes para os clientes brasileiros que comprarem em nossa loja.”