Ranking revela os melhores e piores estados do Brasil para se viver; em qual lista o seu aparece?
Quer saber quais são os piores e os melhores estados para se viver? Uma pesquisa realizada recentemente revela isso! Confira!
No Brasil, a desigualdade social se manifesta de maneira evidente quando observamos as diferenças entre os estados. É de conhecimento geral que o Brasil é considerado um país emergente.
Mesmo com tantas riquezas, com tanta biodiversidade e recursos, não são equitativamente distribuídas entre a população.
Por conseguinte, encontramos no país regiões e estados nos quais a qualidade de vida da população (referente à educação, saúde, moradia e infraestruturas) é mais elevada do que em outras.
De modo geral, os maiores índices de qualidade de vida estão concentrados na região sul do país quando em comparação com as outras regiões.
Recentemente, o Brasil em Mapas divulgou um levantamento que revelou os dez estados considerados os melhores para se viver, bem como os dez estados considerados os piores nesse aspecto.
Esse ranking foi desenvolvido com base em dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando saúde, educação, desigualdade e oportunidades de renda em cada estado.
Nesse sentido, foi possível compreender que os estados que passaram pelo processo de industrialização são os que ocupam as primeiras posições da lista de melhores cidades para se viver.
Isso se estende também às capitais brasileiras, que são privilegiadas pelo desenvolvimento econômico e pela infraestrutura mais avançada.
Outro aspecto que influencia diretamente na qualidade de vida de uma população é a distribuição de renda. Assim, com base nesses dados, compreende-se que os locais com maior concentração de renda geralmente obtêm uma posição mais baixa no ranking.
Foto: Reprodução
Todos esses aspectos contribuíram para a avaliação e o posicionamento de cada estado no levantamento, proporcionando uma compreensão mais abrangente das condições socioeconômicas e de qualidade de vida em diferentes regiões do Brasil.
Essa análise possibilitou a identificação das regiões mais favoráveis e menos favoráveis para se viver. Diante disso, apresentamos a seguir os rankings dos melhores e piores lugares para residir no país, conforme o levantamento efetuado.
Melhores estados para se viver no país
- São Paulo
- Santa Catarina
- Distrito Federal
- Paraná
- Rio Grande do Sul
- Mato Grosso do Sul
- Rio de Janeiro
- Goiás
- Minas Gerais
- Mato Grosso
Piores estados para se viver no país
- Alagoas
- Maranhão
- Piaú
- Bahia
- Paraíba
- Pernambuco
- Ceará
- Sergipe
- Pará
- Acre