Ranking internacional coloca azeite do Brasil entre os 20 melhores do planeta
Produto fabricado em fazenda do sul de Minas Gerais obteve resultado histórico e ficou na 16ª colocação no ranking mundial.
O Brasil está entre os melhores do mundo, quando se trata de azeite. O Blend da Safra 2023, da Orfeu Azeites Especiais, levou 22 prêmios no ano passado e ainda apareceu na 16ª colocação na lista da EVOO World Ranking, que elege os melhores do planeta.
A produção do azeite é toda feita na Fazenda Rainha, localizada na região montanhosa entre o sul de Minas Gerais e norte de São Paulo.
O Blend da Orfeu foi o grande destaque brasileiro de 2023, devido à melhor pontuação conquistada entre os produtos nacionais.
Ao todo, 28 azeites do Brasil conseguiram se classificar, dentre 551 opções. Além do Blend na 16ª posição, aparecem ainda no ranking os brasileiros Prosperato Premium Blend, que ficou em 32º lugar, o Azeite Sabiá Blend de Terroir, em 40°, entre outros.
Prêmios acumulados
Azeite Blend da Safra 2023, da marca Orfeu Azeites Especiais – Foto: Reprodução
O produto feito na Fazenda Rainha recebeu várias medalhas de ouro no decorrer de 2023. O Blend da Safra saiu vitorioso nas seguintes competições internacionais:
-
TERRAOLIVO;
-
Athena IOOC;
-
Anatolia IOOC;
-
Berlin OOC;
-
Scandinavian IOOC;
-
EIOOC (Europa);
-
The United States IOOC;
-
The Afra-Asian IOOC;
-
China IOOC.
Fora isso, ele obteve ainda medalhas de prata e taças de platina em outros concursos, como:
-
NYIOOC;
-
EVO IOOC;
-
Japan IOOC;
-
Masters of Olive Oil International Contest;
-
Scandinavian IOOC;
-
Italy IOOA;
-
London IOOC;
-
Canada IOOC;
-
AVPA Oleo;
-
Milan IOOA.
O primeiro colocado no mundo foi o azeite espanhol Rincón de La Subbética DOP Priego de Cordoba.
Esse produto obteve 44 premiações em 2023, demonstrando a hegemonia do país. Para se ter ideia, no top 10 mundial ficaram oito azeites da Espanha, um de Portugal e um da Grécia.
Como é feita a classificação
A classificação elaborada pela EVOO World Ranking não tem fins lucrativos. Ela foi criada para promover azeites extravirgens e contemplar os mais premiados do planeta, especialmente em concursos reconhecidos pelo EVOOWR.
As provas são feitas às cegas e os jurados são escolhidos a dedo. Todos são especializados no assunto. Além disso, os concursos de cada período que contam pontos para o ranking final são sempre divulgados no início do ano.