Qui-Gon Jinn: todos sabem que ele foi o melhor Jedi de todos
Saiba de uma vez por todas por que Qui-Gon Jinn é, sem a menor sombra de dúvidas, o melhor dentre todos os Jedi da franquia 'Star Wars'.
“Histórias dos Jedi” tornou-se, com certeza, o mais recente “Star Wars” a dar vida a Qui-Gon Jinn, com uma ótima performance em animação comprovando o fato de que “Star Wars” tem total consciência de que ele é o melhor dentro todos os Jedi.
Ao criar Qui-Gon, Lucas o fez como mestre de Obi-Wan Kenobi e o personagem acabou por ter sido apresentado em “Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma”, tendo como ator que o interpreta ninguém mais, ninguém menos que o renomado Liam Neeson. O personagem Qui-Gon recentemente voltou à tona em “Obi-Wan Kenobino”, no Disney+, ao aparecer mais uma vez no universo animado de “Star Wars: Histórias dos Jedi”.
“Histórias dos Jedi” trata-se de uma coleção de seis curtas, tendo em três deles a retratação da queda do Conde Dookan para o lado negro da força, o que nos explicaria a aparência do personagem Qui-Gon como sendo o Padawan de Dookan. Em determinado ponto ao longo dos curtas, ao focar em Dookan, ele acaba por afirmar que o personagem Qui-Gon Jinn é um Jedi mais sábio ainda do que ele.
Dessa forma, esses fatos tornam evidentes a constatação de que os roteiristas por trás de “Star Wars”, mais especificamente Dave Filoni, no caso de “Histórias dos Jedi”, têm completa e total consciência do real valor de Qui-Gon como Jedi. Entretanto, ao ter Qui-Gon como um dos maiores Jedi da franquia, isso acaba por transbordar, não se limitando à linha de Dookan.
Nisso, o restante do show e da franquia por completo evidenciam retratos reais da habilidade de Qui-Gon em combate, possuindo conhecimento profundo da Força e constante consciência de ideais perfeitos de um verdadeiro Cavaleiro Jedi.
A maior parte dos Jedi, em especial durante os últimos dias restantes da República, acaba por se tornar muito dogmática em suas crenças a respeito da Força e simplesmente apenas a vê através das lentes da luz e da escuridão.
Contudo, Qui-Gon acaba revelando, ao longo de todas as suas aparições em “Star Wars”, que ele entende a Força em um nível muito mais profundo do que aquilo. Qui-Gon, então, mostra que possuía conhecimento da Força cósmica muito além do que qualquer outro Jedi.
Por fim, outra forma pela qual Qui-Gon Jinn permanece sendo um dos melhores (se não o melhor) é através de seus ideais. Os Jedi da República acabaram por se tornar soldados e se afastam de seus ideais iniciais, que prezavam por ser manterem protetores da justiça e da paz de toda a galáxia. Por outro lado, Qui-Gon jamais perdeu de vista os ideais originais dos Jedi.