Franquias ‘Star Wars’ e Marvel não interessam mais a Kevin Smith; entenda o motivo
Diretor de grandes sucessos das franquias 'Star Wars' e Marvel almeja produções de filmes que transmitam além de entretenimento. Saiba mais!
Kevin Smith não quer participar da direção de um filme em nenhum desses universos, seja de “Star Wars” ou da Marvel. Apesar do sucesso quase inevitável que as franquias de ambos parecem trazer. As duas franquias da Disney estão em ascensão recentemente, já que a Marvel está no meio da Fase 4 e “Star Wars” está realizando a transmissão “Andor”.
Smith tem ligações com ambas as franquias, pois fez participações curtas e especiais em “Star Wars: The Force Awakens” e “Star Wars: The Rise of Skywalker”, além de Stan Lee ter lido o roteiro de “Mallrats”, em “Capitã Marvel”. Como se já não fosse o suficiente a notoriedade associada a essas franquias, esses filmes são quase sempre sucessos de bilheteira.
A franquia “Star Wars”, por exemplo, atinge seu auge com a minissérie “Obi-Wan Kenobi“, pois seu primeiro episódio foi assistido por 6,2 milhões de espectadores no primeiro dia, isso ao final de uma audiência de cinco dias contabilizando 1,8 milhão de famílias americanas. Por outro lado, a Marvel é a franquia de maior bilheteria de todos os tempos com apenas US $ 27 bilhões em rendimento.
Em relação à aparente popularidade da série até agora, é incrível que o diretor de “Clerks III” tenha feito uma declaração tão sincera e honesta. Sem hesitar, Smith diz ao The Guardian que não tem interesse na fama que a franquia pode trazer e que gosta de recontar uma história que só ele pode recontar. Ele pretende permanecer apenas como um fã de ambos os universos.
Ele afirma:
“Chegar perto de uma Marvel ou ‘Star Wars’ me deixaria insanamente reticente. Eles têm um bilhão de pessoas para fazer esses filmes, mas ninguém está fazendo filmes de Kevin Smith, então eu poderia fazê-los.”
A ressalva é que os filmes que atraem o público são mais propensos a atrair críticos. Smith foi capaz de ter um vislumbre disso por estar ligado a “Masters of the Universe”, mas ele assume que a reação crescerá na proporção que o público crescer.
Um bom exemplo disso foi com a nova trilogia de “Star Wars”, com “O Despertar da Força” sendo muito semelhante a “Nova Esperança” para os fãs; e, depois, “Os Últimos Jedi” remendado muito longe do material de origem.
Os fãs dessas franquias tendem a crescer com o conteúdo e se ofender quando os filmes não funcionam perfeitamente. Isso fez com que algumas pessoas, incluindo Smith, não desejassem provocar o urso.
Embora o dinheiro interesse, muitas vezes não é o suficiente para comprar sua visão. Smith tem preferência em contar suas próprias histórias em vez de se juntar a uma franquia de bilhões de dólares com grande chance de notoriedade.
Os filmes de “Star Wars” e Marvel tendem ser ótimos para fãs que procuram uma experiência de entretenimento, mas talvez não tão bons para diretores como Kevin Smith, que deseja transmitir uma determinada mensagem.