Quem foi o samurai negro apresentado pela Mocidade Alegre no Carnaval?
De acordo com as histórias, Yasuke se tornou guarda-costas do grande daimiô Oda Nobunaga.
Campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo pela 11ª vez, a Mocidade Alegre deu uma aula de história no Sambódromo do Anhembi neste ano. A escola contou a história do primeiro samurai negro do mundo, Yasuke.
A intenção da Mocidade em trazer a história dele para a avenida foi traçar um paralelo entre a saga de Yasuke com o racismo, preconceito e a luta dos jovens negros no Brasil hoje em dia. Em publicação, a escola explica:
“A Mocidade Alegre usará todo o potencial do sangue guerreiro de seus valentes foliões. Eles, vestidos de suas armaduras-fantasias, enfrentarão mais uma batalha em busca de uma importante vitória: provar que, assim como um dia fez Yasuke, cada jovem preto pode ser o que ele quiser, mesmo que os opressores, o preconceito e a discriminação digam o contrário.”
Mas qual é a história do primeiro samurai negro?
No nosso imaginário, a figura do samurai é tão característica da cultura japonesa quanto a figura dos carnavalescos na cultura brasileira. A importância social e política dessa figura era muito grande para a cultura japonesa, mas nada impedia que a honra fosse concedida a estrangeiros.
Um dos primeiros casos de estrangeiros que vestiram a armadura de samurai foi Yasuke, que também foi o primeiro samurai negro do mundo.
Antes de contar a história dele, queremos que você saiba que existem controvérsias a respeito do nome dessa figura histórica. Alguns dizem que o nome pode ter vindo da junção dos termos Yao (povo bantu de Moçambique) e suke (sufixo japonês masculino). Ou que seja uma adaptação japonesa do nome cristão Isaque, dado pelos mestres europeus.
Mas fato é que ele existiu. Nascido entre 1555 e 1556, de um povo originário de Moçambique, os macua. No entanto, alguns historiadores consideram que ele tenha nascido na Angola ou na Etiópia.
No ano de 1579, escravizado pelos jesuítas portugueses no Oriente, Yasuke desembarcou no Japão. Nos primeiros anos em que esteve por lá, trabalhou como assistente do jesuíta italiano Alessando Valignano.
Não só sua cor, mas também sua estatura chamava muita a atenção do povo japonês, sobretudo do daimiô Oda Nobunaga. Tanto que o daimiô (senhor de terras no Japão Imperial) decidiu recrutar Yasuke como seu guarda-costas.
Então, dois anos depois de sua chegada, em 1581, ele se tornou o primeiro samurai negro da história do Japão. E sua história virou uma lenda, que fala de um gigante guerreiro indestrutível e com a força de dez homens.