O poder do cérebro: Você sabe quantas palavras conseguimos gravar?

Se essa dúvida já surgiu em algum momento, essa é a hora de saber a verdade.

Você já se perguntou quantas palavras o seu cérebro já gravou? O nosso vocabulário é iniciado desde os primeiros anos de vida e a todo instante estamos “salvando novas informações”. Por isso, trouxemos essa curiosidade do cérebro para respondermos quantas palavras conseguimos decorar.

O poder do nosso cérebro

Sempre os pesquisadores estão tentando explicar e trazer informações sobre o funcionamento do nosso cérebro, já que existem muitos questionamentos sem resposta.

Um deles é sobre a nossa capacidade de aprender novas palavras ao longo da vida. Afinal, existe um limite de palavras que conseguimos memorizar?

Teste de vocabulário

Uma pesquisa realizada em 2013 e divulgada no The Economist abordou o vocabulário das pessoas (língua inglesa). Ao final do teste, foram mais de dois milhões de resultados.

A partir dessas conclusões, foi percebido que os participantes adultos sabiam entre 20 mil e 35 mil termos. No entanto, é claro que isso é uma média feita com base na amostra coletada no estudo, visto que as pessoas podem saber um pouco mais do que isso ou um pouco menos.

Ademais, pessoas estrangeiras morando em um país que fala inglês poderiam mais que dobrar esse número. Isso ocorre pela expansão de conhecimento, situação em que a pessoa bilíngue terá muito mais vocabulário.

quantas palavras conseguimos decorar
Fonte: Reprodução/Canva Pro

Idade-limite

O nosso poder de aprendizagem não se mantém o mesmo durante os anos. Quando mais novos, conseguimos aprender muito mais, e isso é comprovado cientificamente.

Dessa forma, o poder de gravar novas palavras também se perde com o passar do tempo. Por isso, pessoas de 40 anos para cima tendem a não aprender tantas coisas novas quanto antigamente.

Isso explica o motivo de os nossos avós terem muita dificuldade de entender gírias, já que é uma coisa totalmente nova. No entanto, isso pode ser revertido com leituras e aprendizado sem interrupções.

Por isso, pessoas com a mente ativa, que continuam trabalhando por mais tempo e que têm hábitos de leitura podem ter mais chances de adiar esse fenômeno de interrupção no aprendizado de novos termos.

você pode gostar também