Quando será o próximo feriado? Março promete um descanso a mais
Com a chegada do terceiro mês do ano, é hora de conferir as datas especiais e planejar possíveis dias de folga.
Com a aproximação do mês de março, muitos já se questionam sobre a possibilidade de desfrutar de uma folga extra.
Janeiro começou com a celebração do Dia da Confraternização Universal no 1º dia do ano, seguido pelo Carnaval, marcando um período festivo para muitos.
Agora, a atenção se volta para o próximo feriado no horizonte. Vamos conferir o que o calendário reserva para março de 2024.
Os feriados de março 2024
8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher – Imagem: Senado Federal/Reprodução
O terceiro mês do ano apresenta uma variedade de datas comemorativas, mas apenas um feriado oficial: a Sexta-feira Santa, marcada para o dia 29.
Apesar disso, há eventos significativos que merecem atenção ao longo do mês, são eles:
-
8/03: Dia Internacional da Mulher;
-
15/03: Dia da Escola;
-
20/03: Início do outono (data móvel, representa o Equinócio de outono);
-
22/03: Dia Mundial da Água;
-
25/03: Dia da Constituição;
-
31/03: Páscoa.
O feriado da Sexta-feira Santa, além de proporcionar um merecido descanso, marca o final do mês de março.
Vale ressaltar que, para os trabalhadores do setor público e de algumas entidades privadas, as regras de dispensa de expediente em feriados são estabelecidas pelo Governo Federal.
O calendário, divulgado por meio de portaria, orienta empregadores sobre as datas em que é obrigatória a dispensa de expediente.
É crucial distinguir os feriados obrigatórios, nos quais a liberação é compulsória, dos pontos facultativos, os quais a dispensa fica a critério do empregador.
O governo baseia-se na legislação federal para determinar as folgas obrigatórias, proporcionando referências aos empregadores ao longo do ano.
A população brasileira também pode se preparar para um novo feriado nacional neste ano: o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.
Aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, a proposta foi sancionada pela presidência da República, tornando-se lei.
A data visa lembrar a luta dos povos negros por igualdade de direitos, especialmente em relação ao histórico escravagista brasileiro, e já era feriado em seis estados.
Portanto, ao planejar o mês de março, é bom ficar atento às oportunidades de descanso e também às importantes celebrações que marcam o calendário nacional.