90% dos átomos do Universo são compostos por ESTE elemento químico
No planeta Terra, o elemento mais comum é o oxigênio.
Quando estudamos a tabela periódica, vemos cada elemento químico separadamente e as relações entre si. Aprendemos suas características e como podem estar no nosso dia a dia. Mas qual é o elemento mais abundante no Universo?
Como diria a música do The Police:
“Cada suspiro que você der / E cada movimento que você fizer / Cada passo que você der / Eu estarei te observando.”
Bem assim é o hidrogênio.
Literalmente, em todos os lugares que estamos – e onde não estamos também – o hidrogênio está. Ele é o elemento químico que aparece em 90% dos átomos do cosmo, cuja massa é composta de 75% de hidrogênio.
Mas como ele consegue estar tão presente? O segredo da sua popularidade está no fato de o hidrogênio ser um elemento leve, com núcleo composto de um próton e um elétron. Ou seja, o hidrogênio é a prova de que menos é mais.
Encontramos o hidrogênio como principal componente de Júpiter e de outros planetas gasosos gigantes. Além disso, é encontrado em abundância nas estrelas. Nos estados atômico e plasma, e no espaço exterior (nesse caso, as propriedades são diferentes das do hidrogênio encontrado na Terra).
Vale ressaltar que somos capazes de observar somente 5% do Universo. Por isso, é possível que o hidrogênio não seja tão soberano quanto sabemos até o momento.
Um ancião galáctico
Se formos considerar sua origem, basicamente, o hidrogênio existia muito, muito antes de tudo isso aqui ser mato. Um ancião galáctico, pois estima-se que esse elemento químico foi criado na fase inicial do Universo, como parte do hélio e, possivelmente, lítio, berílio e boro.
A primeira vez que alguém conseguiu isolar e estudar as propriedades físicas do hidrogênio foi em 1766, trabalho do químico e físico inglês Henry Cavendish. Durante suas observações, Cavendish percebeu que o elemento explodia quando aquecido em contato com o ar, por isso deu a ele o título de gás inflamável.
Qual o elemento químico reina na Terra?
Ser popular no Universo não garante seu sucesso na Terra. Aqui, valorizamos elementos químicos locais. Além disso, quem reina sobre o terceiro planeta do sistema solar é o oxigênio. Ele corresponde a quase metade, cerca de 47%, de todos os átomos que formam a Terra.