Quais são as intenções dos Viajantes nas sagas de ‘Star Trek’?
Os Viajantes reapareceram recentemente na série 'Star Trek: Picard'. No entanto, apesar de se dizerem benevolentes, seus meios não são nada bondosos.
A série “Star Trek: Picard” traz de volta às telas o famoso personagem da franquia original interpretado pelo ator Patrick Stewart. Atualmente, o ator é muito famoso pelo papel como Charles Xavier, de “X-Men”, mas Stewart já tinha uma enorme visibilidade pela “velha guarda” da ficção científica na série “Star Trek”.
A série é conhecida no mundo inteiro, com estreia no ano de 1966. Posteriormente, foi renomeada como “Star Trek: The Original Series”, em decorrência da enorme quantidade de produtos, como filmes, séries e animações, feitos para dar sequência à franquia.
Além de todas as adaptações para as telas, houve aquelas realizadas para as páginas impressas em formato de Histórias em Quadrinhos (HQ).
Contudo, mesmo que algumas sejam tratadas como retcons (continuidade retroativa), outras como reboots ou histórias isoladas, muitos pontos convergem para os acontecimentos de quadrinhos e séries.
Os Viajantes em ‘Picard’ e ‘Ano Cinco’
Uma organização com diversas raças que viajam pelo tempo e espaço, esses são os Viajantes. Apesar de ser um grupo que já aparece há muito tempo na franquia, o interesse aqui é um, especificamente: Gary Seven.
Se você é uma pessoa que assistiu ao seriado original, sabe que Gary Seven apareceu por lá como um Supervisor. Mas foi somente na série de Picard que o público descobriu que os Supervisores trabalham para os Viajantes.
Mas qual é o problema nisso? A questão aqui é que os Viajantes se apresentam e agem como pessoas benevolentes, buscando o melhor para o Universo.
No entanto, esqueceram de avisar que os Supervisores são os seus agentes de “segurança”, dispostos a tudo pelo equilíbrio temporal, inclusive assassinato.
Verdadeira intenção dos Viajantes/Aegis
Nas páginas de “Star Trek: Ano Cinco”, 24ª edição, de 2021, vemos Gary Seven sequestrar o Capitão James T. Kirk, com a intenção de finalizar a sua missão, assassinando-o.
Após uma disputa que percorre diversos períodos, em que vemos diferentes versões de Kirk, em diferentes idades, Kirk e Seven acabam na nave espacial em que o pai de Kirk serviu.
Na USS Kelvin, Seven, pronto para dar o golpe final, percebe que tanto ele quanto Kirk eram vítimas das suas missões. Isso porque a morte de uma amiga de Seven se deu em decorrência delas. Seven se entrega e revela que seus superiores são chamados de Aegis.
Embora pareça que isso destoe da visão da série, na realidade, os Viajantes são o nome dado pelos personagens ao grupo, enquanto Aegis é seu verdadeiro nome.
Portanto, pode ser que, por mais bonzinhos que se apresentem na série, os Viajantes escondam meios mais sórdidos para encontrar os seus objetivos de proteger o tempo e o espaço. Mesmo que para realizá-los seja necessário tratar outros seres como meras peças de um tabuleiro.