PS3: console clássico mantém inúmeros adeptos até hoje
O videogame foi lançado em 2006, mas ainda é bastante popular entre o público gamer.
O PlayStation 3 (PS3) é um console que atualmente já está há 17 anos no mercado e trouxe importantes avanços para a indústria dos jogos.
Essa continuação do PlayStation 2 possui títulos marcantes e impactou a vida de várias pessoas, muitas das quais continuam jogando-o até hoje.
Segundo dados vazados da Insomniac Games, até fevereiro de 2023, havia aproximadamente 1,9 milhão de indivíduos utilizando ativamente o videogame.
Em contrapartida, no mesmo período em 2021, havia quase 7 milhões de usuários jogando, o que é uma marca impressionante para um item lançado, até então, há 15 anos.
PS3 impressiona e PS4 tem mais jogadores que PS5
PlayStation 3 em arte de lançamento – Imagem: Sony/Reprodução
Atualmente, o PlayStation 5 já está disponível no mundo todo há 3 anos, mas ainda estamos em um período transicional entre as diferentes gerações de consoles. Portanto, o PS4 ainda conta com uma base de usuários maior que o último modelo da Sony.
Ainda segundo a documentação vazada, foi revelado que o PS4 contava com 71,5 milhões de usuários até fevereiro de 2023, ou seja, mais que o dobro registrado no PS5 até o momento. Porém, em apenas um mês, houve uma queda de 7% neste percentual.
Se formos fazer uma nova análise hoje, as cifras apresentadas provavelmente estão bem menores, já que o PS5 conta com 50 milhões de unidades vendidas. Entretanto, isso não reflete necessariamente na porcentagem de jogadores ativos em um determinado período.
Voltando ao PS3, essa terceira geração vendeu um total de 87,4 milhões de modelos ao redor do mundo, ostentando o oitavo lugar na lista dos produtos mais vendidos do nicho.
Junto ao Xbox 360, o PS3 é considerado como o que mais trouxe inovações tecnológicas, sobretudo no quesito de gráficos.
Mas, infelizmente, tal avanço não foi tão significativo no PS4 e no PS5, se compararmos com as diferenças entre o PS2 e o seu sucessor.
Além disso, o PlayStation 3 introduziu títulos lendários como ‘The Last of Us’, ‘Demon’s Souls’, a franquia ‘Uncharted’, entre outros nomes marcantes.