Projeto garante carteira de motorista sem custo para ESTE grupo; saiba qual
Esse documento pode ser retirado sem custo, dependendo de alguns requisitos.
Muitos brasileiros realizam o processo de retirada da carteira de habilitação assim que completam a maioridade. Isso porque ter uma carteira de motorista nas categorias possíveis pode ser um diferencial em uma vaga de emprego, por exemplo, ou até mesmo para garantir melhores formas de locomoção.
Porém, fazer esse documento pode não ter um custo tão acessível para grande parte da população. Mas existem algumas formas de conseguir a carteira de motorista gratuitamente.
Opções gratuitas para futuros motoristas
Atualmente, o valor médio, em alguns lugares, para concluir o processo de avaliação da carteira de motorista está próximo de R$ 3 mil. Portanto, esse valor elevado pode impedir que muitas pessoas com renda reduzida consigam o documento.
Pensando nessa população, um programa possibilita fornecer a carteira de motorista gratuitamente. A CNH Social está em vigor desde o ano de 2014, e assim como outros projetos, exige alguns requisitos importantes para a aquisição. Quem estabelece as regras é o órgão responsável pela oferta das vagas gratuitas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Um dos principais requisitos para solicitar a participação no programa é ter mais de 18 anos, idade mínima para iniciar o processo. Além disso, por ser um projeto social voltado ao público de menor renda, o participante deve ter rendimento mensal de no máximo dois salários mínimos, assim como deve estar inscrito no CadÚnico.
Agora, quanto às questões de ensino, caso o participante seja estudante, deve apresentar a matrícula regular do ensino público. O adulto deve saber ler e escrever, e aqueles com mais de um ano desempregados também podem participar.
Esse sistema está disponível em algumas regiões do Brasil, são elas:
- Mato Grosso do Sul;
- Goiás;
- Roraima;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Amazonas;
- Piauí;
- Acre;
- Espírito Santo;
- Tocantins;
- São Paulo;
- Distrito Federal;
- Rio Grande do Norte;
- Santa Catarina;
- Paraná;
- Ceará;
- Pernambuco.
Essas e mais informações estão disponíveis no site do Detran de cada um dos estados. Elas podem sofrer pequenas variações para atender ao interesse das populações específicas.