Problema antigo é identificado na nova série de ‘Star Wars’
'Histórias dos Jedi' infelizmente acaba criando novos problemas de continuidade de outros cânones da saga 'Star Wars', confira!
A continuidade do cânone da saga “Star Wars” tem investigado histórias que não foram contadas sobre Conde Dookan e Ahsoka Tano em “Histórias dos Jedi”, mas infelizmente acaba criando novos problemas de continuidade no processo.
A franquia Star Wars deu inicio às continuações dos filmes com uma nova história principal em 2014. Anteriormente, apenas a trilogia original “Star Wars: A Guerra dos Clones” permaneceria como parte do cânone oficial.
Mas o cânone, infelizmente, tem o hábito estranho de elaborar continuidades meio que irreparáveis, e os retcons – termo utilizado para definir uma “continuidade de história retroativa” – do Conde Dookan em “Histórias dos Jedi” aparentam ser o exemplo perfeito para definir esse tipo de problema.
No episódio 4 da nova série animada, “The Sith Lord”, foram revelados momentos importantes na vida de Dookan, como o desaparecimento de Kamino dos arquivos Jedi e sua ascensão oficial a Lord Sith depois de ter assassinado a Mestre Jedi Yaddle.
Todavia, o episódio parece contradizer a linha do tempo do audiolivro de 2019, “Dooku: Jedi Lost”, em que é dito que Dookan havia deixado a Ordem Jedi e se retirado dos olhos do público antes de se tornar Darth Tyranus.
Essas potenciais contradições dos Jedi não acontecem pela primeira vez, nem é a primeira vez que a mídia das telinhas acaba substituindo a mídia impressa.
Ao contrário de Legends, que pôde ser corrigido com retcons inteligentes, prova-se mais uma vez que o atual cânone de Star Wars se importa menos com uma continuidade organizada do que o seu antecessor.
“Histórias dos Jedi” aparentemente tenta evitar retcon de Dookan.
Alguns materiais canônicos e impressos, como “Dooku: Jedi Lost” e “Master & Apprentice”, de 2019, e Padawan, de 2022, dizem que o Conde Dookan havia deixado a Ordem Jedi e se juntado aos Vinte Perdidos bem antes de ingressar na Ordem Sith e se tornar Darth Tyranus.
Vinte Perdidos é o termo utilizado para definir os vinte Jedis que deixaram a ordem Jedi ao longo de sua história.
Enquanto Dookan foi autorizado a visitar o Templo Jedi devido ao seu passado, em “Histórias dos Jedi” ele é visto como um membro ativo da Ordem Jedi no episódio 4, não como um antigo Jedi recluso.
Ele é capaz de acessar os arquivos Jedi sem levantar maiores suspeitas. O autor Cavan Scott tentou esclarecer as discrepâncias com diversas postagens úteis em seu Twitter, mas isso somente ajudou a evitar um retcon, na melhor das hipóteses.