Preste atenção no seu troco: moeda de 50 centavos pode valer mais de R$ 100
Segundo especialistas, existem casos específicos para que uma moeda custe uma quantia mais alta que seu valor original.
Muita gente não presta a devida atenção aos detalhes nas moedas, mas deveria. Simples 50 centavos podem valer muito mais, podendo chegar a mais de R$ 100 em alguns casos.
Mas como? Aqui, vamos entender as circunstâncias de casos específicos em que certas moedas se transformam em verdadeiros tesouros para os colecionadores e entusiastas da numismática.
As moedas especiais
A moeda de 50 centavos com a letra ‘A’ faz parte da segunda família do Plano Real, e são duas as ocasiões em que elas podem render uma bela quantia: de 2009 e de 2019, ambas com o reverso horizontal.
Tais relíquias podem ser encontradas de forma corriqueira em circulação. Por isso, é essencial prestar atenção aos detalhes do item.
Note a pequena letra A no lado esquerdo inferior – Imagem: Internet/Reprodução
O que torna essas moedas tão especiais é o fenômeno conhecido como ‘reverso horizontal’. No Brasil, as moedas seguem um padrão de eixo horizontal, isso significa que o lado oposto ao rosto do Barão do Rio Branco deve estar alinhado de forma específica.
Quando uma moeda tem o reverso com alinhamento contrário ou invertido ao padrão original, ela é considerada uma peça de grande valor para os colecionadores.
Basta segurá-la com o rosto virado para você e girá-la de baixo para cima. Se o outro lado estiver de cabeça para o lado, você pode ter encontrado uma verdadeira preciosidade.
O valor e a raridade
Determinar o valor exato dessas moedas pode ser desafiador, já que não há registros precisos da quantidade de moedas com defeito de cunhagem.
Segundo o especialista Plínio Pierry, os números podem variar conforme o poder de negociação, mas é certo que essas peças são altamente cobiçadas pelos colecionadores.
A história por trás de tais relíquias adiciona ainda mais fascínio. O Barão do Rio Branco, representado no anverso das moedas, foi uma figura importante na política externa brasileira, conhecido por sua diplomacia e habilidade em expandir os territórios do Brasil sem recorrer a conflitos armados.
Portanto, da próxima vez que você receber 50 centavos com a letra A em seu troco, não a subestime. Você pode estar segurando um verdadeiro tesouro nas palmas das mãos.
Com informações do portal Notícias Concursos.