Prazo para emissão do novo RG sofre alteração; veja nova data
Governo Federal estendeu o prazo para que os estados emitam a Carteira de Identidade Nacional, novo RG que unifica o cadastro no País.
Um decreto do Governo Federal, publicado sexta-feira (3), determina que todos os estados terão até o dia 6 de novembro deste ano para regular e emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo RG que unifica o cadastro em todo o Brasil.
O atual modelo do documento é descrito como mais moderno e mais seguro. Além disso, agora, o número do CPF é o único de identificação. A identidade possui um formato digital pelo aplicativo Gov.br.
Até o momento, apenas onze estados brasileiros estão aptos a emitir a nova carteira. São eles: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Ao todo, 175 mil documentos já foram baixados no modo digital, e já houve a emissão de aproximadamente 200 mil documentos físicos da Carteira de Identidade Nacional.
A nova versão possibilita que o cidadão brasileiro tenha um número de identificação único, ao invés de vários números de RG por estado, além do CPF.
Qualquer dispositivo pode ler o QR Code que acompanha a CIN, como um smartphone ou outro que tenha essa capacidade.
Desse modo, a validação de sua autenticidade é feita sem problemas. Também é possível saber se foi furtado ou extraviado.
A nova carteira funciona de maneira legal em todo o território nacional, e o Brasil só tem acordos para uso do documento nos postos imigratórios em países do Mercosul.
No entanto, o código de padrão internacional MRZ, o mesmo usado em passaportes, possibilita o documento válido como registro para se levar em viagens.
A importância do RG
O Registro Geral é o documento mais importante do cidadão. Ele representa a identidade de cada pessoa registrada e nascida no Brasil. É de suma importância que o indivíduo carregue-o, pois, caso aconteça algo, é por meio dele que há o reconhecimento da pessoa. Além disso, esse registro é um direito à cidadania.