Porta dos Fundos surpreende ao não lançar seu especial de Natal pela primeira vez!
Projeto foi engavetado e a justificativa para isso gerou alguns questionamentos na web.
O grupo de comédia Porta dos Fundos é conhecido por suas performances polêmicas, que constantemente se chocam com os valores mais conservadores de parte da sociedade brasileira.
Assim, os humoristas não têm “papas na língua” para tocar em temas sensíveis como política e religião, além de alguns tabus sociais.
Tamanha ousadia já rendeu diversos processos para os artistas, e o caso mais célebre se deu por conta do famoso ‘Especial de Natal’, lançado todos os anos.
Na última versão apresentada, era mostrado um Jesus Cristo caricato, que em alguns momentos até questionava a própria sexualidade. Com isso, a reação de diversos grupos religiosos e políticos de direita foi imediata.
Várias ações foram iniciadas na Justiça e pediram que a atração fosse retirada da programação e censurada na plataforma de conteúdo pago Netflix.
Porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma decisão promulgada pela Justiça do Rio de Janeiro, que havia censurado o episódio.
O Ministro Dias Toffoli anulou a decisão do desembargador Benedicto Abicair da 6ª Câmara Cível do Rio de Janeiro, que havia determinado a suspensão da atração no streaming.
‘Especial de Natal 2023’ não vai acontecer
Pôster de divulgação da atração deste ano – Imagem: Porta dos Fundos/Reprodução
Conforme informações divulgadas pelo jornal O Globo, a equipe do Porta dos Fundos emitiu uma nota que confirma o cancelamento do ‘Especial de Natal 2023’, que seria lançado na Paramount+.
A justificativa para tal ação pegou muitos fãs de surpresa e gerou diversos comentários na internet.
“Decidimos não lançar o ‘Especial de Natal’ este ano. Quando ele foi escrito e filmado, o mundo não enfrentava o que enfrenta hoje.
Humor é timing e o timing para esse lançamento não é o adequado. A atual conjuntura pode fazer com que o olhar cômico do ‘Especial de Natal’ se transforme em outra coisa. Qualquer novidade será comunicada oportunamente”, explica a nota do grupo humorístico.
Por fim, Anna Luiza Santiago apontou no texto que a decisão ocorreu por conta do conflito entre Israel e a organização terrorista Hamas.
O tema poderia ser usado para piadas do grupo, mas isso não foi confirmado em definitivo. A produção teria o Velho Testamento como tema e as filmagens se iniciariam no segundo semestre de 2023.