Por que Samuel L. Jackson não assina contratos de recriação por IA? Entenda

Ator respeitado em Hollywood, Samuel L. Jackson revela que não assina contratos que incluem sua recriação perpétua por meio de inteligência artificial.

No mundo do entretenimento, a tecnologia está constantemente evoluindo e abrindo portas para novas possibilidades criativas. Uma dessas inovações é a capacidade de recriar digitalmente a imagem de atores e atrizes por meio de inteligência artificial (IA).

No entanto, há uma figura icônica de Hollywood que se recusa a permitir que sua imagem seja recriada dessa maneira: Samuel L. Jackson. O renomado ator, conhecido por seus papéis memoráveis em filmes de sucesso, tomou uma posição firme e decidiu não assinar contratos que permitam a recriação de sua imagem por IA.  

Samuel L. Jackson não assina contratos com cláusula para uso de IA  

Imagem: Shutterstock

Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, Jackson expressou seu posicionamento em relação ao uso de IAs para perpetuar alguns personagens. O ator disse ao portal que essa é uma questão que tem o preocupado há décadas.  

“As pessoas começaram a pensar nisso agora? Eu tenho feito essas perguntas há muito tempo. O primeiro diretor que pediu para me escanear foi George Lucas [em ‘Star Wars: A Ameaça Fantasma’], e eu fiquei desconfiado”, disse o astro.

“George e eu somos amigos, então conversamos bastante sobre isso, e ele me explicou que era apenas uma questão prática: como ele tinha todas essas pessoas mais velhas no elenco, queria ter certeza de poder utilizar suas personagens nas sequências, mesmo se algo acontecesse com elas”, acrescentou.

Já a história de seu personagem no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) teve o acompanhamento pessoal do ator. Samuel L. Jackson contou que cada mudança no visual de Nick Fury passou por uma sessão de “escaneamento” acompanhada por ele.

Imagem: Reprodução/Jovem Nerd

“Quando fiz Capitã Marvel, e eles iam me rejuvenescer digitalmente, um alarme acendeu na minha cabeça: ‘Eles podem fazer isso, usar o meu rosto, quando quiserem!’ Acho que isso pode ser preocupante, sim”, contou.

Segundo ele, os atores  futuramente farão o que ele sempre fez. “Quando leio um contrato e vejo as palavras ‘podemos usar sua imagem em perpetuidade’, ou ‘em circunstâncias conhecidas ou ainda não conhecidas’, risco-as do papel”, revelou.

“Não assino. É o meu jeito de dizer que não aprovo isso”, completou o ator.

Atualmente, Samuel L. Jackson reprisa seu papel de Nick Fury na série “Invasão Secreta”, do Disney+.

Nick Fury é um agente de alto escalão da organização conhecida como S.H.I.E.L.D., um estrategista habilidoso e um líder carismático, desempenhando um papel crucial na formação e na coordenação dos super-heróis do MCU.

você pode gostar também