Qual é o segredo dos idosos longevos do Japão?

O país apresenta cada vez mais idosos acima de 100 anos, diferentemente de outros locais.

A cultura asiática é uma das que mantêm o respeito à pessoa idosa e às tradições. Além disso, muito integrantes da sua população conseguem ultrapassar os anos de expectativa de vida estabelecidos em outros países.

Alguns cientistas se dedicam a analisar por que os japoneses vivem mais tempo que povos de outras culturas.

Hábitos de vida dos japoneses

A expectativa de vida dos japoneses é avaliada em aproximadamente 84 anos. Além disso, segundo o Ministério de Saúde, Trabalho e Bem-Estar, a população japonesa, desde 2021, viu aumentar o número de pessoas acima de 100 anos em aproximadamente 6.060.

Diante disso, muitos se questionam sobre os segredos da longevidade japonesa e, ao que tudo indica, a resposta está na alimentação da população.

Dieta no Japão

Faz parte da cultura alimentar japonesa o consumo de alimentos frescos e riscos em compostos antioxidantes. Nos hábitos alimentares dessa população, são pouco vistos açúcares e gorduras saturadas.

por que os japoneses vivem mais
Foto: Canva Pro/Reprodução

Uma região do Japão com o maior número de longevos é a ilha de Okinawa. Nesse local, a principal fonte de alimentos são os produzidos regionalmente, como a batata-doce.

Esse tubérculo é a maior fonte de caloria dos moradores. Outro alimento muito presente na mesa dos japoneses é o peixe, rico em ômega-3 e ácidos graxos essenciais.

O arroz branco também é parte significativa das preparações. Embora a versão integral seja a mais recomendada pelos nutricionistas, na composição geral do consumo alimentar japonês, essa troca não é extremamente necessária por conta dos outros alimentos ricos em fibra.

O aumento da quantidade de fibras ocorre devido ao maior consumo de vegetais como nabos, abóbora, entre outros. Esses também são fontes importantes de antioxidantes com os chás, que também possuem polifenóis.

Outro fator importante é como eles se alimentam. Diferentemente dos brasileiros, os japoneses e os asiáticos, em geral, costumam comer pequenas porções.

EM suma, essa divisão permite a absorção melhor dos nutrientes e a saciedade sem necessariamente atingir a capacidade do estômago.

você pode gostar também