Entenda a curiosa razão pela qual chineses comem tanto alho cru

Em relação ao gosto, alimentos podem apresentar um equilíbrio entre doce, salgado, ácido, amargo e picante.

Como diria o ditado: “trem bom é coisa boa”, e tem coisa melhor que comida? A Ásia, assim como o Brasil, carrega tradições, apesar das atualizações proporcionadas pelas tecnologias. Na China, uma tradição que é mantida é o consumo de alho cru.

Exatamente, alho cru. No Brasil, isso é um tanto impensável. Faz mais sentido fazer o temperinho amassado, regado a sal (quiçá uma pimentinha) e talvez um pouco a mais de alho naquele arroz, não é mesmo? Mas cru?

Antes de entrarmos de cabeça ao pensar em nossas tradições culinárias, é importante entendermos no que se baseia a culinária milenar tradicional chinesa. Algo muito importante na construção dos pratos é a busca pelo equilíbrio dos cinco sabores básicos: doce, salgado, ácido, amargo e picante.

Além disso, algo que torna a comida chinesa distinta entre as outras cozinhas é o uso de certos temperos, mas, sobretudo, a quantidade de alho que eles usam nas receitas.

Onde entra o alho cru?

Como dissemos, a comida chinesa tem como marca os sabores e temperos. Há o extenso uso de gengibre e alho na elaboração dos pratos. Mas essa não é a única forma que esse alimento se apresenta na culinária chinesa.

Por exemplo, eles têm o costume de consumir alho cru antes de comer carne de porco. Mas para quê? Só pelo sabor é que não deve ser.

Os chineses consomem alho cru para equilibrar o sabor forte da carne de porco. Assim como para tirar proveito de suas propriedades medicinais.

Alimentos que curam

De acordo com estudo publicado na Science Direct, o alho é uma das plantas mais antigas cultivadas pelos valores dietéticos e medicinais. Ele possui propriedades antimicrobianas, antiartríticas, antitrombóticas, antitumorais, hipoglicêmicas e lipídicas.

Sendo que algumas dessas propriedades são mais facilmente encontradas no alho cru, ao invés de cozido ou preparado. Uma das propriedades que vale a pena ressaltar é seu efeito anticancerígeno.

Estudos apontam que o hábito de consumir alho cru pode ser de grande ajuda na prevenção do câncer de pulmão na população da China.

Agora, vai se animar para comer uns gominhos crus de vez em quando?

você pode gostar também