Por que alguns aviões deixam rastro no céu? Entenda o que acontece
O que serão aquelas linhas brancas deixadas pelos aviões? Hoje você irá descobrir.
Os aviões despertam muito a curiosidade de muitas crianças, algumas delas se encantam e criam um desejo de virar piloto ou comissária de bordo apenas para estar nas aeronaves todos os dias. Com o passar do tempo, esse interesse acaba se perdendo, mas com certeza as dúvidas se mantêm.
Acompanhe a leitura e entenda por que os aviões deixam o rastro branco no céu.
O que é aquela linha branca deixada pelos aviões?
Com certeza, você já viu um avião voando no céu, principalmente se você vive em uma cidade que tem um aeroporto. Então o que será aquela linha deixada por alguns aviões?
A famosa “fumaça branca” atrás do avião é chamada de rastro de condensação. Também chamada de esteira de condensação ou trilha de condensação, esse fenômeno diz respeito a apenas nuvens lineares formadas pela condensação dos gases de exaustão dos motores.
No entanto, para isso acontecer, é preciso que dois fatores estejam presentes: alta altitude e baixa temperatura. Se o motor não estiver nessas condições, o rastro de condensação não ocorre.
Por que alguns aviões não formam a ‘linha branca’ nos céus?
Para formar a trilha de condensação, é importante que se tenha baixa temperatura e altitude elevada. Sem isso, é impossível que se formem as “nuvens”.
Dessa forma, caso uma aeronave não apresente esse rasto, muito provavelmente ele não está em altitudes elevadas, ou também pode não apresentar a temperatura baixa o suficiente.
Nesse caso, tudo faz mais sentido! Já que é comum visualizar esse fenômeno em aviões que estão muito distantes, chegando a ficar bem pequeno em meio à imensidão do céu.
Por outro lado, aviões prestes a pousar nunca apresentarão a “linha branca”, já que estão mais próximos do solo onde a temperatura é mais alta e a altitude, mais baixa.
O rastro de condensação acontece com a Esquadrilha da Fumaça?
Não! A fumaça que sai do avião presente nas apresentações da Esquadrilha da Fumaça é diferente. Esses aviões são equipados com um tanque extra de óleo, que permite o escape de fumaça que forma os desenhos e as palavras contornadas no céu.