Por que o botão ‘pipoca’ do micro-ondas JAMAIS deve ser usado?

O botão “pipoca” do micro-ondas parece prático, mas nem sempre funciona. Saiba por que e veja como preparar pipocas sem erros!

Quem nunca preparou uma boa pipoca antes de maratonar uma série ou assistir àquele filme de ação tão esperado? Pipoca e filmes são praticamente sinônimos, certo?

Mas uma dúvida que muita gente tem é sobre aquele famoso botão “pipoca” no micro-ondas. Afinal, ele é confiável ou só parece conveniente? Se você já se perguntou isso, saiba que a resposta pode surpreendê-lo!

Por que não confiar no botão ‘pipoca’ do micro-ondas?

pipoca
Há diferentes tipos de pipoca, e o modo de preparo pode variar. Ajustar o tempo é essencial para evitar grãos queimados ou não estourados. Foto: robypangy / Getty Images

Muita gente acha que apertar o botão “pipoca” resolve todos os problemas, mas não é bem assim. A verdade é que esse botão nem sempre leva em conta o tipo de micro-ondas, a quantidade de pipoca no pacote ou até a potência do aparelho.

Como resultado, em vez de ter uma pipoca estourada perfeitamente, você pode acabar com um monte de grãos queimados (e aquele cheirinho nada agradável de pipoca queimada na casa inteira) ou com vários milhos que não estouraram.

O problema é que o botão geralmente programa um tempo padrão, que pode ser muito longo ou muito curto, dependendo do micro-ondas e da marca da pipoca.

Isso faz com que o calor não seja distribuído corretamente, deixando parte dos grãos sem estourar ou queimando aqueles que já estouraram.

Então, qual é a melhor forma de fazer pipoca?

Em vez de confiar cegamente no botão de pipoca, a melhor forma é se guiar pelo som dos grãos estourando. Fique atento ao intervalo entre os estouros: quando estiverem espaçados por mais de 2 a 3 segundos, é hora de desligar o micro-ondas. Esse truque é infalível e garante que você aproveite ao máximo cada grão!

Outra dica é ajustar o tempo manualmente. Se o pacote recomenda 2 minutos e 30 segundos, por exemplo, coloque 2 minutos e, se necessário, vá adicionando 15 segundos de cada vez até encontrar o ponto certo. Dessa forma, dá para evitar que a pipoca queime e garantir que a maior parte dos grãos estoure.

Caso você opte por não usar o micro-ondas, fazer pipoca na panela é sempre uma boa opção. Com um pouco de óleo e um fogo médio, os grãos estouram de forma homogênea e ainda fica aquele cheirinho delicioso que já traz memórias de sessões de filmes em casa.

Se a ideia é inovar, vale apostar nas receitas de pipoca gourmet. Experimente derreter chocolate para misturar com a pipoca doce ou fazer uma versão salgada com manteiga derretida e parmesão ralado. Essas receitas elevam o nível da sessão de filmes e tornam qualquer maratona de séries ainda mais especial!

você pode gostar também