Por que o bitcoin bateu recorde histórico de valorização? Veja
Criptomoeda fechou fevereiro com o maior valor desde o seu surgimento. Retrospecto de volatilidade, no entanto, sugere cautela dos investidores.
O valor da criptomoeda bitcoin atingiu um novo patamar, ao bater seu recorde de valorização. Ela ultrapassou a marca de US$ 69 mil no mês passado.
Até então, o maior valor havia sido registrado em novembro de 2021, mas o preço logo caiu nos meses seguintes.
Em se tratando de criptomoeda, a pergunta que fica no ar é se ela manterá tal valorização nas próximas semanas.
De acordo com especialistas, o que impulsionou o recorde foi que gigantes financeiros dos Estados Unidos decidiram investir bilhões de dólares na compra da moeda, isso gerou 50% de valorização.
Além disso, fundos de investimento, como Blackrock, Grayscale e FIdelity, começaram a vender produtos financeiros com base no preço do bitcoin, depois que o governo dos EUA aprovou novas regulamentações em janeiro.
Confiar ou não no valor do bitcoin?
Criptomoeda atinge valor histórico nos Estados Unidos – Foto: Reprodução
Os investidores, no entanto, precisam ficar atentos aos riscos. Apesar da valorização recorde, a volatilidade característica das criptomoedas não deixou de existir.
Em situações do passado, a queda dos preços chegou a ser programada para que investidores comuns que comprassem a moeda durante a alta perdessem dinheiro.
De acordo com especialistas, o momento de alta pode configurar mais um episódio dramático da história do bitcoin. Será que vale a pena arriscar?
Origem do bitcoin
O bitcoin surgiu em 2009 e foi criado por uma pessoa cuja identidade ainda é um mistério. A única coisa que se sabe é que ela se identifica por Satoshi Nakamoto, que pode ser um nome fictício.
A ideia partiu da necessidade de criar um dinheiro para a internet. Tal concepção usou valores que se assemelham aos da filosofia anti-establishment, ou seja, viver livre do poder dos governos e bancos.
O mais irônico dessa história é que o novo recorde foi atingido graças aos investimentos feitos por instituições financeiras. E isso só foi possível por causa de uma decisão do governo norte-americano.
Em janeiro deste ano, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA aprovou a regulamentação do bitcoin ETF SPOT, um fundo que passou a ser negociado direto na bolsa de valores, seguindo o preço da criptomoeda.
Valorização do bitcoin: cautela com o que está por vir
Para quem possui bitcoins, esse, com certeza, é um momento para comemorar, pois a valorização refletirá diretamente no aumento da própria riqueza. O retrospecto da moeda, no entanto, sugere certa cautela.
Quando se trata de bitcoin, os gráficos revelam uma grande volatilidade do valor, e isso deve ser considerado. Desde 2022, a moeda acumula registros de altos e baixos.
Só no final do ano passado, ela conseguiu subir novamente para um valor acima dos US$ 40 mil. Resta saber agora se ela vai manter a mesma performance.