Por que o álcool 70% líquido foi proibido de ser vendido no Brasil?
4 anos após o álcool 70% voltar às prateleiras de mercados e farmácias brasileiras, a Anvisa decide que esse produto será suspenso no Brasil.
Na verdade, a venda do álcool 70% já era proibida há muito tempo no Brasil. Porém, essa proibição foi suspensa em 2020 como uma tentativa de controlar a questão da saúde mundial vivida naquele ano.
Agora, quatro anos após a volta desse item às prateleiras, ele foi novamente suspenso.
O álcool 70% vai sumir das prateleiras do Brasil no último dia do mês de abril de 2024 – Imagem: Yenzaar/Canva Pro/Reprodução
Álcool 70% — para que serve e por que a venda é controlada?
Para a produção de qualquer item que contenha álcool, primeiro é preciso fazer uma diluição. O número que acompanha o produto indica a porcentagem de álcool em relação à quantidade de água contida ali. Comercialmente, o álcool liberado possui, no máximo, 54%.
Contudo, o álcool 70% é um dos mais indicados para esterilização, pois o seu alto nível de concentração causa desidratação e morte da maioria dos patógenos.
Ele é muito indicado para limpar superfícies e objetos que não tenham contato com o fogo.
O problema é que o álcool 70% líquido é altamente inflamável e pode causar incêndios domésticos graves com muita facilidade. Por isso, sua venda será suspensa a partir do dia 30 de abril.
O que pode ser utilizado no lugar do álcool 70%?
Se você tem o costume de utilizar esse tipo de álcool em casa e agora não sabe mais o que fazer para prevenir contaminações, veja abaixo algumas medidas que podem substituir o produto.
Água e sabão
Os dois fazem um papel muito parecido com o do álcool, desidratam o local e não permitem que os seres se reproduzam e infectem. Além disso, podem ser utilizados na pele sem risco algum.
Álcool em gel 70%
Apenas a comercialização do álcool líquido 70% foi proibida, essa mesma concentração é considerada segura em outros tipos, como o gel e até a espuma.
Apesar disso, é preciso ter atenção com o fogo perto desse produto, já que ele continua sendo inflamável.
Com informações do portal Metropoles.