Por que a mãe de Tony só aparece de costas na 3ª temporada de 'Família Soprano'?
Os roteiristas precisaram ser criativos para manter a obra consistente, mas os fãs foram pegos de surpresa.
‘Família Soprano’ é uma série complexa. Além de tratar de temas como violência urbana, corrupção e racismo, foca na construção da psique de um líder da máfia, Tony Soprano.
Nesse sentido, a mãe do mafioso desempenha um papel muito importante, assumindo uma posição de destaque nos primeiros episódios.
No entanto, já na terceira temporada, as cenas de Livia são reduzidas de forma significativa. E algumas de suas aparições são feitas com o uso de computação gráfico ou dublês.
Logo, surgiram teorias sobre o que aconteceu com a personagem, até que ela morre de forma inesperada no episódio dois da temporada.
Apesar de poucas temporadas, Livia se tornou uma das personagens mais memoráveis da série – Imagem: Warner Bros./Reprodução
O que acontece com Livia?
Desde o começo, os roteiristas deixam claro a importância do núcleo familiar na construção de Tony e sua personalidade.
Com isso, sua mãe, uma mulher narcisista e emocionalmente instável, é responsável por muitos dos traumas e comportamentos que constroem a caricatura do chefe da máfia.
Por esse motivo, a expectativa dos fãs é que ela durasse mais alguns episódios, mas a personagem acaba morrendo após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Antes disso, suas aparições se tornaram muito diferentes do habitual, visto que ela passa a aparecer de costas e com bastante CGI.
Isso ocorre porque Nancy Marchand, a atriz que interpretava Livia, morreu em 18 de junho de 2000, no começo das gravações da terceira temporada.
Por isso, os roteiristas também precisaram matá-la no seriado. Inclusive, apontaram que, após sua perda, a série tomou rumo bem diferente do que era planejado.
A morte faz parte da série
A morte é um tema recorrente e muito presente na obra, seja de forma violenta ou natural. Assim, suas consequências são exploradas a fundo, tornando-se uma ferramenta para o desenvolvimento da trama.
Os criadores não tiveram medo de matar personagens importantes, como Christopher e Adriana. Já na vida real, os fãs da obra também sofreram com a morte de seus atores. Entre eles, James Gandolfini, que interpretava Tony de maneira sublime.