Por que a Disney faz questão de ter longas filas em seus parques?
Um problema comum em parques de diversão é o tamanho das filas para acessar as atrações; embora já saibamos como resolver isso, a Disney tem uma razão curiosa para não solucionar o 'problema'.
As longas filas nos parques são uma ocorrência comum em diversos países. Muitas vezes, os visitantes enfrentam longas horas de espera apenas para desfrutar de atrações que têm uma duração relativamente curta.
Para resolver esse problema, alguns métodos e estratégias foram testados para reduzir esse tempo de espera, e existem parques que já otimizaram essa questão.
Uma solução adotada, por exemplo, são os passes expressos, nos quais os visitantes pagam uma taxa adicional para evitar as filas principais e ter acesso mais rápido às atrações.
Embora essa opção não elimine completamente a necessidade de se enfrentar filas, ela certamente reduz significativamente o tempo de espera, proporcionando uma experiência mais agradável para os visitantes.
Mas por que será que a Disney, detentora de um dos maiores parques de diversão do mundo, ainda permite essas filas quilométricas em suas atrações?
Filas no parque de diversão da Disney são verdadeiros testes de paciência – Imagem: Jose Garcia/Reprodução
Ao longo dos anos, a Disney desenvolveu técnicas para aliviar ou até mesmo eliminar as filas em suas atrações devido ao grande fluxo de visitantes em seus parques.
Inicialmente, os visitantes pagavam uma taxa de entrada no portão principal e uma taxa nominal para cada atração.
Acontece que essa prática foi abandonada em favor dos livros de ingressos, que permitiam aos visitantes acessar as atrações em ordem de prioridade.
Além dessa, outra inovação mais proeminentes é a fila virtual, conhecida como FastPass, que permite aos visitantes reservarem um horário específico para embarcar em uma atração por meio de um aplicativo.
O real motivo por trás das filas imensas da Disney
Apesar da eficácia desses métodos, ainda há filas nos parques da Disney devido a questões práticas.
A Disney investiu muito tempo e dinheiro para transformar o tempo gasto nas filas em uma experiência por si só, completa com entretenimento para os hóspedes, lojas de conveniência e extras relacionados às atrações.
Ao que tudo indica, existe uma motivação muito clara para que as filas continuem na Disney: para que um parque pareça cheio e movimentado, é necessário que haja clientes ansiosos para entrar na próxima atração.
Afinal, sem filas, essa sensação de movimento e atividade não seria transmitida da mesma forma, afetando a percepção geral da experiência no parque.