Para sua segurança, ESTES pontos devem ser considerados ao adquirir aplicativos

Eles até parecem inofensivos, mas podem roubar as suas informações com acesso ao celular.

Realizamos muitas atividades do dia a dia por meio dos aplicativos no smartphone. Desde identificar uma rota até compartilhar as novidades nas redes sociais. Portanto, por ser algo tão presente, nem sempre estamos tão seguros ao utilizá-los. Desse modo, destacamos alguns pontos para você seguir e manter a sua segurança no uso de aplicativos.

Existem maneiras de se proteger nos aplicativos

Um dos primeiros pontos importantes sobre a segurança no uso de aplicativos é a popularidade deles. Esse fator é muitas vezes usado maliciosamente.

Portanto, atenção ao adquirir aplicativos como editores de imagem e filtros de fotografia; utilitários comerciais e telefônicos; dicas de jogo e apostas; além de ferramentas das redes sociais.

Isso porque os criminosos utilizam ferramentas para transferir o vírus assim que usa o aplicativo. Mas lembre-se de que a funcionalidade não reflete a segurança. Ou seja, um aplicativo pode funcionar perfeitamente e ser inseguro.

Na maioria das vezes, esses bandidos estão em busca dos dados para vender ou estão atrás do dinheiro da vítima. Eles estão cada vez mais especializados nesse tipo de serviço, por conseguirem adicionar o aplicativo de risco na loja de download que teoricamente deveria oferecer segurança aos usuários.

Como evitar problemas com aplicativos?

Ao adquirir alguns desses, você deve se atentar aos seguintes pontos:

  • o aplicativo pede permissões desnecessárias;
  • após a instalação, o ícone do aplicativo desaparece do menu;
  • obtém publicidade fora do contexto de um aplicativo, como no menu inicial ou na tela de bloqueio;
  • o web browser redireciona para um site sem reconhecimento;
  • o seu telefone faz coisas inesperadas, tais como ligar a câmera, o microfone ou serviços de localização;
  • há alteração nas definições, como na página inicial predefinida ou no motor de busca.

Alguns sinais que o seu telefone está comprometido:

  • maior consumo de dados móveis do que se espera;
  • redução da duração da bateria ou sobreaquecimento do dispositivo, especialmente quando não o utiliza;
  • atividade social não reconhecida nos meios de comunicação social, locais de login, correio, gostos etc.
  • novos contatos ou eventos de calendário não reconhecidos;
  • novos aplicativos instalados sem o seu consentimento ou novos ícones no menu inicial;
  • mensagens SMS Premium as quais você não se lembra de ter enviado;
  • subscrições de serviços pagos pela transportadora, mas que não foram realizados.
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