Não são o que você pensa: descubra o que são os pontinhos pretos do morango
Muitos acreditam erroneamente que os pontinhos pretos são sementes do morango, mas a ciência nos explica que não é bem assim.
O morango é uma das frutas mais populares e amadas em todo o mundo. Suculento e de sabor agradável, é comum que as pessoas se deliciem com essa fruta vermelha e cheia de sementes.
No entanto, muitas pessoas ficam surpresas ao descobrir que os pequenos pontinhos pretos na superfície do morango NÃO são sementes. Isso mesmo!
Os pontinhos presentes nos morangos, os quais são confundidos com sementes, são, na verdade, os frutos da própria planta. Esses pontos são conhecidos como aquênios e têm um papel importante na reprodução da planta.
Além dos morangos, os aquênios também estão presentes em outras frutas da família Rosaceae, como framboesas, amoras, groselhas e kiwis.
Esses pequenos frutos secos têm uma função importante na reprodução dessas plantas e são ricos em nutrientes e antioxidantes.
Afinal, como o morango é classificado?
Os morangos são classificados como frutos agregados e fazem parte da família Rosaceae. As frutas da família Rosaceae são um grupo diverso que inclui várias espécies comestíveis.
Essas frutas são produzidas por plantas ornamentais e frutíferas, além de geralmente apresentarem textura suculenta, serem saborosas e ricas em nutrientes.
Alguns compostos presentes no morango, por sua vez, têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação no corpo e podem contribuir para prevenir doenças crônicas.
Além do mais, os morangos também são muito confundidos com os frutos do tipo baga, muito embora não se enquadrem no grupo dessa espécie.
Isso porque os frutos desse último tipo são uma categoria de frutas caracterizadas por serem suculentas e carnudas, com várias sementes no interior.
Além disso, as bagas são desenvolvidas de um único ovário, ou seja, de uma flor individual. Dessa forma, elas são separadas em dois tipos de grupos principais, sendo que os frutos cítricos estão dentro do grupo taxonônico hesperídio.
Já a família Cucurbitaceae, por fim, a qual inclui as abóboras, as melancias e os pepinos, pertence ao grupo pepo de bagas.