POLÊMICA: por que só agora o filme 'Oppenheimer' estreou no Japão?

Vencedor do Oscar 2024 de Melhor Filme, o longa só entrou em cartaz nos cinemas japoneses no dia 29 de março.

O vencedor do Oscar de melhor filme, ‘Oppenheimer’, estreou no Japão no último 29, bem depois do que ocorreu nos demais países.

A demora para a chegada do longa se deu após uma campanha de marketing que gerou preocupação sobre como a produção seria recebida no país.

Vale lembrar que ‘Oppenheimer’ conta a história da criação da bomba atômica, a mesma jogada sobre o Japão que matou mais de 200 mil pessoas em 1945.

Sentimentos sobre ‘Oppenheimer’ em Hiroshima

Ator Cillian Murphy na pele do físico J. Robert Oppenheimer – Foto: Reprodução

Na cidade de Hiroshima, a população local reagiu de formas diferentes. Em relação à técnica e grandiosidade da produção, o mérito foi reconhecido, mas a representação da criação da bomba atômica foi questionada.

Alguns moradores da cidade entenderam que a obra seria uma oportunidade para reacender a discussão em torno das armas nucleares e, ao mesmo tempo, refletir sobre o reconhecimento que se dá aos envolvidos no episódio da bomba atômica.

“Claro que este é um filme incrível que merece ganhar o Oscar, mas também retrata a bomba atômica de uma forma que parece elogiá-la, e, como uma pessoa com raízes em Hiroshima, achei difícil assistir”, disse Kawai, de 37 anos, em entrevista à Reuters.

Episódio triste da história mundial

Hiroshima foi uma das cidades do Japão atingidas pela bomba atômica, durante a Segunda Guerra Mundial; a outra foi a cidade de Nagasaki.

A bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945 e matou, de imediato, 80 mil pessoas. Outras 60 mil faleceram posteriormente, vítimas da radiação que tomou conta do local.

Três dias depois, em 9 de agosto de 1945, outra bomba atômica foi jogada pelos Estados Unidos sobre Nagasaki, onde 40 mil pessoas morreram na hora e outras 40 mil vieram a óbito nos dias seguintes.

O filme retrata todo o processo de criação da bomba, o que remete a um sentimento ruim sobre um dos episódios mais tristes da história mundial.

Nas entradas dos cinemas em Tóquio, foram colocadas placas de aviso de que a produção continha imagens de testes nucleares que poderiam relembrar os danos causados pelas bombas e a radiação.

Com informações do portal Olhar Digital.

você pode gostar também