Polêmica: por que consumo de álcool na Copa do Catar é proibido?
Família real decide que venda da cerveja e de outras bebidas alcoólicas será totalmente proibida em todos os oito estádios da Copa do Mundo.
No Catar, o consumo e a venda de bebidas alcoólicas são proibidos. Não há bares, como na maior parte dos países, e os restaurantes não fornecem opções de bebidas em seus menus.
No entanto, em poucos hotéis de redes internacionais, é permitido o consumo de bebidas alcóolicas de maneira controlada. Os estrangeiros que vivem no Catar têm uma licença para a compra de bebidas alcoólicas em lugares específicos, respeitando um limite mensal.
Além do mais, também é proibido entrar no país com cigarros e bebidas alcoólicas. Dois dias antes do início da Copa do Mundo 2022, a família real decidiu que a venda da cerveja e de outras bebidas alcoólicas será totalmente proibida em todos os oito estádios onde ocorrem os jogos, restringindo ainda mais o consumo de álcool durante o campeonato.
A FIFA afirmou em nota que a decisão foi tomada logo após discussões com autoridades do país:
“Após discussões entre as autoridades do país e da Fifa, uma decisão foi tomada sobre a venda de bebidas alcoólicas no Fifa Fan Festival, outros destinos de fãs e locais licenciados, retirando pontos de vendas de cerveja no perímetro dos estádios da Copa do Mundo de 2022. […] As autoridades do país e a Fifa continuarão a assegurar que os estádios e as áreas em volta apresentem uma experiência participativa, respeitosa e prazerosa para todos os fãs.”
Essa restrição é uma quebra de compromisso que o país tinha assumido anteriormente. O governo do Catar, quando o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo, afirmou que haveria licenças para garantir a boa experiência de todos os visitantes durante o campeonato.
A Budweiser é uma das principais patrocinadoras da Copa, desde 1986, no México. A empresa possui os direitos de vendas exclusivos, e iria ocupar estes espaços no entorno, que agora também foram proibidos. Ainda em nota, a FIFA agradeceu a compreensão e o apoio contínuo da AB InBev (empresa controladora da Budweiser).
A política antiálcool do Catar é tão inflexível que até mesmo visitantes estrangeiros contam com opções bem limitadas. Dentro de alguns bares restritos e hotéis, o álcool até é vendido, porém apenas meio litro de cerveja custa cerca de R$ 81.