POLÊMICA na 2ª temporada: uso de IA em pôster de 'Loki' gera críticas

Utilização de IA na promoção de séries alimenta o debate sobre o papel de artistas humanos em detrimento ao uso da tecnologia.

A segunda temporada de “Loki“, a popular série da Marvel, se tornou o centro de uma polêmica que reacende o debate sobre o uso de inteligência artificial (IA) na criação de conteúdo visual.

A questão surgiu quando a ilustradora Katria Raden fez uma postagem no X, antigo Twitter, afirmando que um dos pôsteres promocionais da série levanta suspeitas de ter sido criado com a ajuda da IA.

Ocorre que foram detectados elementos que se pareceriam com “riscos sem sentido” associados a algoritmos.

A polêmica gerada por uma imagem

A imagem em questão, parte da promoção da série no Disney+, gerou especulações de que partes dela possam ter sido geradas por IA.

Isso levantou preocupações sobre o impacto da tecnologia na indústria do entretenimento e o medo de que a IA possa substituir artistas humanos, incluindo aqueles que normalmente criam pôsteres promocionais e produtos relacionados.

Além disso, alguns usuários observaram que o fundo da arte do pôster da série “Loki” (a seguir) se assemelha a uma imagem da Shutterstock intitulada “Surreal Infinity Time Spiral Space Antique”.

Imagem: Marvel Studios/Disney/Shutterstock/Reprodução

A imagem da Shutterstock foi publicada recentemente, em 2023, o que descarta a ideia de que é muito antiga para ter sido gerada por IA. No entanto, não há metadados para confirmar sua origem.

Por sua vez, a Disney já enfrentou críticas por usar IA generativa em outra série da Marvel, “Invasão Secreta”. Apesar de a empresa garantir que o uso de ferramentas não diminuiu o papel dos designers humanos, a questão continua alimentando preocupações sobre o impacto da IA no setor criativo.

As políticas de contribuição da Shutterstock, um conhecido banco de imagens, estabelecem que o conteúdo gerado por IA não pode ser licenciado na plataforma, a menos que seja criado usando a ferramenta geradora de imagens de IA da Shutterstock. Isso tem como objetivo permitir que a plataforma prove a propriedade intelectual de todo o conteúdo.

O uso crescente de IA na criação de imagens levanta preocupações entre profissionais criativos, que acreditam que a tecnologia poderia ameaçar seus empregos, deixando muitos deles sem renda, além de trazer à discussão o assunto de direitos autorais, pois as IA usam imagens prontas para criar.

O debate sobre o equilíbrio entre inteligência artificial e criatividade humana continua em alta, à medida que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na indústria de entretenimento e na criação de conteúdo visual.

você pode gostar também