Polêmica de 'Barbie': Warner Bros. se posiciona acerca do banimento do filme no Vietnã
Recentemente, a Warner Bros. decidiu quebrar o sigilo e falar sobre a polêmica que envolveu o banimento do filme da 'Barbie' no Vietnã. Confira!
As produções cinematográficas fazem parte da cultura mundial e estão fortemente presentes como uma das maiores categorias da indústria do entretenimento. Por isso, seu poder de influência gera grandes polêmicas pelo mundo, podendo haver até mesmo proibições de reprodução, mesmo em obras com temáticas variadas e infantis.
Breves cenas em certos títulos podem levar a interpretações distintas, promovendo discussões ideológicas e políticas. Como aconteceu recentemente com o novo live-action da “Barbie”, que foi proibido no Vietnã por um simples retrato de território, que está em uma disputa calorosa entre alguns países.
Algumas pessoas julgaram o governo vietnamita pela decisão, inclusive, a própria produtora Warner Bros. decidiu se posicionar publicamente sobre o assunto.
Warner Bros. revela posicionamento sobre banimento de ‘Barbie’ no Vietnã
Durante o filme “Barbie“, novo live-action dirigido por Greta Gerwig e que será lançado ainda este mês, uma cena mostrando o território de Barbieland revela um mapa com divisões territoriais e seus respectivos dominantes. O problema em questão é que o local ilustrado refere-se às terras reivindicadas por diversos países, incluindo China e Vietnã.
Porém, a representação usa o modelo de linha de nove traços, que a China reproduz para indicar sua soberania sob as terras do Mar do Sul da China. Isso foi motivo suficiente para o filme ser proibido no Vietnã.
Recentemente, em sua defesa, o representante da Warner Bros. deixou de lado o sigilo do estúdio e afirmou:
“O mapa no Mundo da Barbie é um desenho infantil. Os rabiscos descrevem a jornada fictícia da Barbie para o ‘mundo real’. Não foi nossa intenção fazer nenhum tipo de declaração”.
Motivo do incômodo vietnamita
Mesmo sem intenções políticas, o longa causou um alvoroço no país do Sudeste Asiático por conta de uma representação já repudiada, em 2016, pelo Tribunal de Haia, a corte judicial constituída por representantes de inúmeros países que toma decisões importantes e pode condenar figuras políticas de grande poder.
Neste caso, a China continuou a reivindicar seu domínio sobre as áreas demarcadas, indo contra as decisões internacionais.
Vale ressaltar que o caso é tão relevante que a mídia estatal do Vietnã já baniu filmes como “Uncharted: Fora do Mapa” e “Abominável” pelo mesmo motivo, nos últimos quatro anos.
Contudo, a reprodução no resto do mundo não foi afetada e o filme chega aos cinemas no dia 20 de julho. Estrelada por Margot Robbie (Barbie) e Ryan Gosling (Ken), a história contará uma versão realista da famosa boneca, que é expulsa de Barbieland e deve enfrentar os desafios do mundo real.
Confira o trailer: