‘Pokémon Scarlet and Violet’ garante novo recorde para a Nintendo
Vendas ultrapassaram mais de 10 milhões de unidades nos primeiros três dias desde seu lançamento global, que ocorreu em 18 de novembro.
Na última quinta-feira, 24, a Nintendo divulgou que os últimos jogos de “Pokémon” estabeleceram um recorde de vendas na gigante japonesa de jogos, uma vez que continua a lançar grandes sucessos antes da temporada de festas.
A empresa com sede em Kyoto, no Japão, divulgou que as vendas do jogo “Pokémon Scarlet and Violet” para o Nintendo Switch ultrapassaram mais de 10 milhões de unidades nos primeiros três dias desde seu lançamento global, em 18 de novembro.
Comparada com a venda de outros jogos em outras estreias, este foi o ápice alcançado pela Nintendo. O sucesso de “Pokémon” acontece dois meses depois que “Splatoon 3” também atingiu um recorde de consumo no Japão.
“Pokémon” é uma das franquias mais reconhecidas e mais antigas da Nintendo, sendo que a empresa deu nova vida à série lançando “Pokémon Sword” e “Pokémon Shield”, há três anos, além de “Brilliant Diamond” e “Shining Pearl”, em 2021.
‘Pokémon Scarlet and Violet’
De acordo com a Nintendo, este game possui um diferencial por ser de mundo aberto, permitindo que os jogadores explorem o ambiente do game sem necessariamente completar missões de forma linear.
Durante a pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021, quando as pessoas tiveram de ficar mais tempo em casa, a indústria de videogames cresceu muito e teve vendas absurdas.
Porém, com a volta da “quase normalização”, essa mesma indústria começou a sentir a volta do que era “comum”, o que pesou sobre os gigantes dos videogames, incluindo Nintendo, Sony e Microsoft.
Serkan Toto, CEO da consultoria Kantan Games, com sede em Tóquio, fala sobre o sucesso de vendas dos jogos à CNBC:
“Com o novo ‘Pokémon’, a Nintendo alcançou um feito raro entre todas as empresas de videogame: marcar dois sucessos de bilheteria em um 2022 difícil para a indústria.”
“Claro, ‘Pokémon’ é quase sempre uma aposta segura, mas o novo título superou as expectativas, assim como ‘Splatoon 3’ fez no início deste ano.”
Em suma, os investidores estão apoiando a Nintendo graças aos seus recentes sucessos de bilheteria. As ações da empresa subiram mais de 11% este ano, superando o índice de referência Nikkei 225 do Japão+.