Embora seja perigosa, ESTA planta oferece benefícios à pele humana
Esta planta pode ser encontrada regularmente em algumas regiões da Europa, da Ásia Central e da China.
Recentemente, houve uma grande descoberta por parte dos cientistas: uma nova planta capaz de estimular o colágeno da pele e reduzir os efeitos causados pelos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.
No entanto, a planta que concede tais benefícios é conhecida mundialmente poder ser uma erva-daninha e nociva para o ser humano chamada cocklebur. No entanto, ao que tudo indica, agora ela também pode auxiliar no cuidado diário com a pele ao ser preparada da maneira correta para evitar danos.
A pesquisa em questão foi desenvolvida pela Universidade de Myongji, localizada na Coreia do Sul. Segundo Eunsu Song, responsável por desenvolver o projeto, a planta cocklebur pode ajudar a proteger a pele e ser usada para produção de colágeno.
Song ainda acrescenta que a planta poderá ser um componente muito utilizado em cremes e produtos de beleza a fim de ajudar com os cuidados e com a manutenção da pele.
Ainda, a cocklebur poderá ser mais benéfica se for utilizada com determinados produtos, os quais poderão potencializar os benefícios trazidos por ela, como ácido hialurônico ou retinoico a fim de retardar o envelhecimento.
Mais informações sobre cocklebur
A planta que é capaz de trazer vários benefícios à pele humana pode ser facilmente encontrada em algumas regiões da Ásia Central e na China, bem como em partes da Europa. Seu habitat perfeito consiste nas regiões úmidas, podendo ser vista em valas, margens de estrada e rios.
Sabendo disso, os benefícios extraídos da cocklebur são desfrutados há anos, principalmente quando o assunto são dores de cabeça, nariz entupido, bem como distúrbios relacionados à pigmentação da pele e a outras doenças.
A pesquisa envolvendo a cocklebur é a primeira a ser feita desde o início das análises sobre o fruto da planta, pois normalmente o processo começa passando pela identificação de seus componentes e, em seguida, são analisados separadamente caso haja algum que atue como anti-inflamatório.
Embora seja benéfica, a planta também pode ser perigosa
Mesmo que a planta tenha apresentado vários benefícios para o ser humano, ela possui em sua composição algumas substâncias prejudiciais. Por essa razão, cuidado redobrado é necessário em seu uso.
Abaixo, leia um trecho em que Eunsu Song, que comandou o estudo, fala sobre os perigos que o fruto da planta pode oferecer:
“Em seus carrapichos, o fruto de cocklebur também tem um constituinte tóxico, o carboxiatractilosídeo, que pode danificar o fígado.
Cocklebur mostrou potencial como agente cosmético ao aumentar a síntese de colágeno; no entanto, apresentou resultados negativos com concentrações mais elevadas.
Portanto, encontrar a concentração adequada parece muito importante e seria a chave para a comercialização de extratos de frutos de cocklebur em cosméticos.”