Ímã de mosquitos? Entenda por que algumas pessoas atraem mais insetos que outras
Se você se sente um alvo fácil de pernilongos, abaixo te mostraremos alguns dos possíveis motivos.
Um dos seres mais irritantes para os seres humanos com certeza são os mosquitos. Também conhecidos por diversos outros nomes devido ao seu gênero, como muriçocas e pernilongos, esses pequenos insetos voadores costumam incomodar bastante por suas picadas sugadoras de sangue que nos deixam com coceiras por horas ou até dias.
Principalmente no verão, conseguimos notar a infeliz presença desses pequenos animais, e algumas pessoas são especialmente atrativas para esses hematófagos (animais com dieta à base de sangue).
Nesse contexto, os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Filipe Dantas-Torres e Reginaldo Peçanha Brazil explicam o motivo para essa diferença de atratividade.
Então, se você vive tendo que matar esses animais na sua pele enquanto as pessoas ao seu redor estão tranquilas e expostas, saiba que existem motivos para isso.
Por que algumas pessoas parecem ser ‘ímãs’ de mosquitos?
Os principais motivos de atração são os odores que exalamos devido aos nossos processos biológicos. No entanto, esses fatores podem ser um pouco diferentes de acordo com cada organismo e são influenciados por determinadas características. Listamos algumas delas a seguir.
1. Suor
Durante o processo de transpiração, o ser humano expele alguns aromas provenientes de compostos químicos que temos no corpo. A amônia, o ácido úrico e o lático são alguns dos fatores de atração para esses bichinhos.
2. Temperatura e CO2
O CO2 ou dióxido de carbono é um produto resultante da nossa respiração e é muito atrativo aos animais sugadores de sangue. Porém, não há evidências que comprovem que uma pessoa possa expelir mais CO2 que outra, por isso, esse fator não é exclusivo.
Além disso, pernilongos são animais de sangue frio, logo, são atraídos pelo calor, por isso ficam mais ativos no verão. Então, pessoas mais “quentes” atraem mais mosquitos que pessoas com temperatura corporal mais baixa.
3. Gestantes
Devido aos fatores referidos acima, as gestantes são grandes alvos de mosquitos. Pois possuem uma temperatura um pouco mais elevada e produzem um pouco mais de CO2.
4. Já está no DNA
Alguns pesquisadores concordam que a atratividade para mosquitos pode ser um fator hereditário, mas, até o momento, não se sabe qual seria o cromossomo responsável pela transmissão dessa informação.
5. Bactérias
A quantidade de bactérias presentes na pele pode também ser um fator relevante para atrair esses insetos. Além disso, a diversidade nas espécies de microrganismos também entra na conta.
6. Genética
Um estudo feito com pares de gêmeos univitelinos e bivitelinos, ou seja, com gene idêntico e diferente, respectivamente, provou que a genética é responsável pela capacidade “magnética” de chamar pernilongos.
Eles notaram que os mosquitos se dividiram igualmente entre os univitelinos enquanto focavam mais em um entre os bivitelinos.