Pesquisa revela as cores de roupa mais refrescantes e as que esquentam mais o corpo
Um pesquisador especializado na relação entre temperatura e as cores de roupas afirma que há uma cor que é muito semelhante ao preto em termos de absorção de calor.
Nas últimas semanas, vários estados do Brasil têm enfrentado uma intensa onda de calor, que pode até mesmo ter efeitos prejudiciais na saúde e na pele da população.
Diante disso, profissionais da saúde recomendam que as pessoas saiam de casa com protetor solar, uma garrafa de água e vistam roupas leves. Mas você sabe quais cores são as mais indicadas para os dias quentes?
As roupas pretas são as que devem ser mais evitadas em dias de Sol abundante. No entanto, de acordo com as pesquisas de Toshiaki Ichinose, que se dedica ao estudo da relação entre temperatura e escolha de cores nas roupas, há uma tonalidade que se assemelha consideravelmente ao preto.
De que forma as cores moldam a sensação de calor?
Foto: 4Max/Shutterstock
Toshiaki Ichinose é um cientista sênior que trabalha no Instituto Nacional de Estudos Ambientais, localizado em Tsukuba, na Província de Ibaraki, Japão. Ele compartilhou os resultados de sua pesquisa com o jornal japonês Mainichi.
Em 2019, Ichinose e sua equipe de cientistas expuseram nove camisas polo de cores diferentes à luz solar direta e empregaram uma câmera termográfica para avaliar o aumento de temperatura que ocorreu em aproximadamente cinco minutos.
Segundo os resultados obtidos, a cor que manteve a temperatura mais baixa nas peças de roupa foi a branca, seguida da amarela, cinza, vermelha, roxa, azul, verde, verde-escura e preta. As roupas brancas e amarelas ficavam em torno de uma temperatura de 30 °C, enquanto as de cores mais escuras ultrapassavam os 45 °C.
Até esse ponto, não há surpresas. No entanto, o experimento revelou algo inusitado. As roupas de tonalidade verde-escura absorveram a maior parte de luz infravermelha, aquela que está fora de alcance do olho humano, chegando a 87%. Já o preto absorveu 86%. O branco foi o que menos absorveu: 63%.
Sendo assim, o verde está bastante próximo do preto. Por isso, o cientista indica às pessoas que optem por roupas nas cores branca, amarela, cinza ou vermelha em dias mais quentes.