Pesquisa mostra que Geração Z é menos feliz; resultados preocupam

Para jovens dessa faixa etária, sucesso está ligado à perfeição, fator que implica a felicidade.

Um estudo recente revela que a Geração Z está enfrentando níveis mais baixos de felicidade em comparação com outras gerações. Isso levanta a questão sobre o motivo de tal fenômeno?

A pesquisa, conduzida pela Gallup em parceria com a Fundação Walton nos EUA, examinou mais de 2.000 jovens americanos da Geração Z, com idades entre 12 e 26 anos.

A pesquisa faz parte de uma série de quatro estudos sobre a Geração Z, conforme destacado por Zach Hrynowski, pesquisador principal da Gallup.

Análise mostra que geração está em busca de uma perfeição inexistente – Foto: Canva Pro/Reprodução

Detalhes do estudo

Segundo o pesquisador, dois fatores estavam intimamente ligados à felicidade da Geração Z: o tempo disponível para dormir e relaxar nos fins de semana e, mais significativamente, o senso de propósito que experimentam.

Hrynowski observou que a felicidade era mais influenciada pela sensação de acordar diariamente e perceber que o trabalho ou a escola eram interessantes e significativos.

Antigamente, o sucesso era geralmente avaliado com base nas conquistas profissionais e pessoais que alguém alcançava, como realizações no trabalho, nos relacionamentos ou nos estudos.

Com o passar do tempo, a definição de sucesso evoluiu para incluir uma busca pela perfeição, possivelmente influenciada pelas redes sociais e a tecnologia em geral.

Ao acompanhar os perfis de pessoas que alcançaram um sucesso extraordinário nas redes sociais, os seguidores muitas vezes aspiram a realizar um sonho que pode não ser acessível a todos.

Isso não se resume a uma questão de capacidade, mas sim de estar no momento e lugar certos.

Mas, afinal, o que é felicidade?

A felicidade é um estado de bem-estar subjetivo e duradouro, que vai além da ausência de problemas ou dificuldades.

Ela é construída a partir de uma combinação de fatores internos e externos e pode ser cultivada através de atitudes e hábitos saudáveis.

Ser feliz não é uma meta a ser atingida, mas sim um processo contínuo de autoconhecimento e aceitação. Estudos têm mostrado que há várias formas de promover tal sentimento em nossas vidas.

Uma delas é cultivar relacionamentos positivos e significativos, pois a conexão com outras pessoas é fundamental para o bem-estar emocional.

Além disso, praticar gratidão diariamente pode aumentar os níveis de felicidade, ajudando-nos a reconhecer as coisas boas que já temos em nossas vidas.

Outras estratégias incluem a prática regular de exercícios físicos, que não apenas beneficiam o corpo, mas também têm um impacto positivo no humor e na saúde mental.

A busca pelo equilíbrio entre trabalho e lazer também é essencial. Priorizar atividades que nos tragam alegria e relaxamento pode ajudar a aliviar o estresse e gerar uma sensação de bem-estar.

Aprender a lidar com adversidades de forma resiliente e manter uma mentalidade positiva diante dos desafios também contribui significativamente para uma vida mais feliz e satisfatória.

Com informações do portal Metro World News.

você pode gostar também