Harvard: pesquisa de 85 anos revela qual é o SEGREDO para a felicidade
Você consegue manter os sentimentos positivos mais constantes que os negativos? Sente que tem relações saudáveis na sua vida? Veja como encontrar o segredo para a felicidade e o antídoto para a velhice!
Você já se perguntou qual é o segredo para a felicidade? E o que dizer do antídoto que nos faz viver mais? Pesquisadores de Harvard já fizeram esses questionamentos, e por isso decidiram embarcar em um longo e decisivo estudo sobre o que realmente faz os seres humanos felizes.
Existem muitos detalhes que podem fazer uma pessoa feliz, como: sucesso, dinheiro, comida, passeios e estar com quem se ama.
Depois de muito tempo realizando a pesquisa com alguns voluntários, os pesquisadores conseguiram encontrar uma resposta válida para o que estavam procurando.
Foram 724 pessoas entrevistadas. Com um intervalo de dois anos entre uma análise e outra, as respostas deles às perguntas dos pesquisadores foram guardadas. E desse estudo que começou em 1938, chegamos a uma resposta importante.
Quase 85 anos depois, a resposta é absurdamente simples, e estava debaixo de nossos olhos o tempo todo. O que todas as respostas tinham em comum é que as pessoas se sentiam mais felizes quando estavam em relacionamentos saudáveis.
Isso significa que relacionamentos positivos nos ajudam a ser mais felizes e a viver mais!
Como ter relacionamentos saudáveis?
Os relacionamentos que mantemos em nossa vida tem um grande impacto em como nos sentimos e nos comportamos. Por exemplo, se o seu relacionamento vai bem, você se sente completa, realizada e até mais disposta no dia a dia.
Mas se acontece o contrário, é o efeito reverso que te atinge: você não dorme bem, não come bem, sente desânimo, pode até se sentir sozinha, incompleta e, em casos mais graves, desenvolver uma depressão.
Todas essas características negativas diminuem – e muito – a sua longevidade. Não importa com quem seja seu relacionamento, pois se ele não é saudável, não te faz feliz e diminui sua expectativa de vida.
Existe algo que você precisa fazer para manter seus relacionamentos, sejam de amizades ou românticos: praticar a “aptidão social”. E o que é isso? Trata-se da capacidade de conseguir se relacionar e lidar com as emoções em grupo, no caso de um relacionamento em dupla. É preciso que você saiba compreender as emoções do outro.
Relacionamentos não se nutrem sozinhos, e é você que precisa nutri-lo para que ele continue saudável e feliz. Em uma relação, ambos devem entender que precisamos cuidar e exercitar a compreensão acima do individualismo.
Nossas conexões devem nos ajudar a crescer, e não o contrário. Então, é importante analisar se o lugar onde você está depositando seu tempo e atenção realmente está sendo bem-sucedido.
O ser humano precisa de outros para conseguir conquistar o que deseja. Somos naturalmente sociais, e é por isso que precisamos saber como nossas vidas relacionais estão se saindo.
Como nutrir suas relações pessoais?
1. Crescimento
Alguém que te ajuda a prosperar e crescer também te ensina muito, agrega na sua vida ao invés de tirar dela. Então, pense: Quem me encoraja a fazer novas coisas? Alcançar meus objetivos pessoais? Correr riscos positivos?
2. Aproximação emocional
Quem te conhece melhor do que você mesmo? Sabe praticamente tudo sobre você e te deixa confortável para ser honesto quando quiser? Quem te ouve sem te interromper?
3. Proteção
Se estivesse correndo perigo, para quem ligaria? Se estivesse em meio a uma crise de ansiedade, quem te escutaria na madrugada? Quem estaria ao seu lado em um momento de crise?
4. Suporte
Quem te ajudaria em uma coisa extremamente simples, sem te julgar por isso? A quem você pediria ajuda para cozinhar, ou plantar uma árvore?
5. Conhecimento
Qual é a pessoa que já compartilhou várias experiências com você em sua vida? E te ajuda a colocar os pés no chão para te lembrar quem você é?
6. Diversão
Que pessoa te deixa extremamente à vontade? A quem você chamaria para viajar com você ou assistir um filme clichê? Quem te faz rir da coisa mais sem noção que existe?
7. Intimidade
Na sua vida há intimidade romântica suficiente para te fazer feliz? Existe alguém que te faça sentir borboletas no estômago e mereça que você sinta isso?
Avalie seus relacionamentos
Faça um raio-X das suas relações pessoais, como um exercício que te ajudará a avaliar seu emocional e como você o tem nutrido. Veja de perto quanto das suas necessidades o seu relacionamento tem atendido.
Faça essa avaliação levando em conta os sete passos acima, e se nem todos tiverem uma resposta positiva, veja como isso pode melhorar. Afinal, é normal que nem todas essas características sejam atendidas, mas também é necessário que uma mudança seja implementada.
Não tenha medo de se relacionar, procure por momentos leves e descontraídos com uma pessoa na qual você confie, de forma que seja saudável para você. Mantenha conexões e laços importantes sempre ao seu redor. Esse é o segredo para a felicidade e o antídoto para a velhice.