PERIGO! Usuários do iOS estão na mira de um novo malware
Tudo que você precisa saber sobre GoldPickaxe, novo malware que ataca usuários dos dispositivos da Apple.
Nos últimos meses, uma nova ameaça tem tirado o sono dos usuários da Apple: um malware que rouba dados bancários por meio do reconhecimento facial e interceptação de SMS.
Trata-se do GoldPickaxe, uma variação do GoldDigger, que já vem atingindo usuários de Android há algum tempo.
O que é o GoldPickaxe?
Segundo um relatório do Group-IB, o GoldPickaxe é um trojan sofisticado que foi descoberto em outubro de 2022 e tem como principal alvo os usuários do sistema operacional da Apple, o iOS.
O malware coleta dados de reconhecimento facial, documentos de identidade e intercepta mensagens de texto (SMS) para conseguir acesso aos dados bancários das vítimas.
A técnica consiste em usar as imagens capturadas dos dispositivos infectados para criar deepfakes, por meio de um serviço de troca de rostos baseado em inteligência artificial.
As informações adquiridas são, então, combinadas com as mensagens interceptadas para acessar as contas bancárias.
Como o malware se propaga?
Vírus com inteligência artificial ameaça dados bancários em iPhones – Imagem: Reprodução
O método de propagação do GoldPickaxe tem sido através de uma plataforma de testes da Apple, conhecida como ‘TestFlight’.
Essa plataforma é usada por desenvolvedores para testar novos aplicativos antes de serem lançados na App Store, o que torna mais fácil para os cibercriminosos distribuir malware.
Até o momento, os ataques têm se concentrado na região da Ásia e do Pacífico. No entanto, é possível que a ameaça se espalhe para outras regiões em breve.
Como se proteger?
A principal recomendação para se proteger do GoldPickaxe é evitar a instalação de aplicativos via TestFlight.
Além disso, é fundamental manter sempre o sistema operacional e os aplicativos atualizados para as versões mais recentes, pois essas atualizações costumam conter correções de segurança.
Para os usuários de Android, a ameaça também é real. O GoldDigger, que é o ‘irmão’ do GoldPickaxe, já conseguiu alcançar um número maior de usuários nesse sistema e é considerado ainda mais perigoso.
Por fim, vale lembrar que uma boa prática de segurança é ter um aplicativo de antivírus confiável instalado no dispositivo e realizar verificações regularmente para detectar a presença de malwares.
Além disso, é sempre bom manter um backup dos dados para evitar perdas em caso de ataque. E aí? Conseguiram compreender melhor sobre essa ameaça e como se proteger?
Deixem-nos saber nos comentários e compartilhem com seus amigos para mantê-los seguros também!