Pensando em terminar seu relacionamento? Avalie estas 4 questões primeiro
Um relacionamento pode passar por momentos de dificuldades. Antes de decidir terminar, você pode se fazer algumas perguntas para ajudar na reflexão.
Colocar um ponto final em um relacionamento não é uma escolha simples. Isso ocorre porque geralmente abrange uma série de emoções e sentimentos complexos para ambas as partes.
A fim de evitar tomar uma decisão impulsiva, é importante abordar algumas questões fundamentais para compreender a atual situação do vínculo amoroso.
Avalie estas 4 questões antes de terminar sua relação
O pensamento racional é a melhor maneira de responder aos questionamentos amorosos, em especial quando há dúvidas sobre qual caminho tomar: prosseguir ou colocar um ponto final na relação.
A seguir, veja algumas perguntas que podem te orientar a fazer a melhor escolha.
1. O problema é a relação ou suas questões pessoais?
Antes de tudo, é fundamental que você compreenda se a questão está relacionada ao seu relacionamento ou a aspectos internos, ou seja, se suas questões pessoais, como trabalho e bem-estar mental, estão equilibradas.
Isso acontece porque é tentador atribuir toda a responsabilidade pela frustração e infelicidade ao outro, quando, na realidade, a origem do problema pode estar em você.
Foto: Hindustan Times/Reprodução
2. Vocês não têm mais nada em comum ou é somente uma fase?
Outro ponto importante é avaliar se é apenas de uma fase de desconexão momentânea ou se, de fato, houve mudanças nas crenças, valores e metas.
O cenário é semelhante quando se trata da intimidade dentro do relacionamento. A vontade de estar juntos, a frequência dos toques físicos e as relações sexuais diminuíram?
Todos esses elementos influenciam no distanciamento entre o casal e na perda da ligação, o que pode facilmente ser confundido com uma falta de sentimentos.
3. Eu sei conversar sobre as minhas expectativas ou espero que o outro saiba tudo sobre elas?
A base de qualquer relacionamento saudável, seja amoroso ou de amizade, é a comunicação. Por isso, é importante reconhecer que as expectativas não atendidas em seu vínculo resultam da ausência de diálogo a respeito delas.
Afinal, como o outro poderá compreender o que é significativo para você se não houver uma troca de comunicação a respeito disso?
4. Eu sou uma pessoa melhor ou este relacionamento tira o pior de mim?
Como você se sente na presença dessa pessoa? Experimenta bem-estar, desconforto, confiança, insegurança, alegria, tristeza?
Analisar essas sensações é interessante para determinar se é o momento de se afastar e buscar um tempo sozinho ou se o relacionamento oferece carinho, estímulo e uma colaboração diária significativa.