Peixe Hulk? Conheça a espécie que muda de cor quando está brava

Os medakas são peixes fascinantes: suas marcas coloridas representam uma agressividade fora do comum, a qual pode transformá-los em verdadeiros 'hulks' dos oceanos.

Imagine um peixe que poderia facilmente ganhar o título de ‘Hulk’ no universo marinho.

Recentemente, pesquisadores realizaram estudos com uma espécie peculiar, conhecida como medaka (Oryzias latipes), que não apenas possui um estilo único, mas também exibe um comportamento digno de um super-herói aquático.

O estudo divulgado pelo portal IFL Science revelou um espetáculo incrível nos aquários de pesquisa, nos quais alguns machos de medaka ostentavam marcas de destaque em suas nadadeiras e laterais.

Mas a surpresa não para por aí, pois essas marcas tinham o poder de mudar de cor em um piscar de olhos.

Estudo sobre a mudança de cor

Para desvendar os mistérios por trás desse fenômeno, os cientistas organizaram uma série de experimentos, transformando os aquários em verdadeiras arenas de testes.

Colocando uma fêmea no meio de dois machos no primeiro experimento, e testando a dinâmica entre três machos no segundo, os pesquisadores criaram um ambiente digno de um reality show de peixes.

O terceiro experimento, com dois machos e uma fêmea em um tanque brilhante e limpo, prometia revelar os segredos mais profundos desse mundo subaquático.

Os resultados

Os resultados foram tão emocionantes quanto os experimentos. Surpreendentemente, os machos mostraram um apetite igual por disputas, independentemente da presença de fêmeas.

No entanto, quando o cenário mudou para um tanque transparente e sem algas, a paz reinou, sem ataques ou mudanças de cor à vista. Parece que a tranquilidade era a chave para manter a harmonia entre os peixes.

O peixe que muda de coloração rapidamente para preto – Imagem: Udea, R., et al bioRxiv/Reprodução

Mas o que realmente ganhou destaque foi a história das manchas. Os machos que exibiam essas marcas notáveis nas nadadeiras e laterais eram verdadeiros protagonistas, revelando-se os Hulks do mundo dos peixes.

Mais do que apenas marcas estilosas, essas manchas coloridas eram um sinal de agressividade. Os machos com manchas pretas, em particular, mostraram ser os mais propensos a atacar e serem atacados, como verdadeiros heróis destemidos.

Em resumo, o estudo sugere que, nas profundezas do mundo dos peixes, os machos com manchas no corpo podem ser os líderes da matilha, os super-heróis que sinalizam domínio e uma capacidade formidável de luta.

O medaka, com sua habilidade de mudar de cor e marcar território, agora se destaca como um Hulk aquático, adicionando um toque de aventura aos recifes e aquários em todo o mundo.

você pode gostar também