PC, console ou celular? Pesquisa revela onde brasileiros mais jogam
Estudo feito pela MindMiners indica que gamers brasileiros priorizam a praticidade na hora de jogar.
Segundo um levantamento feito pela MindMiners, 74% dos brasileiros optam por jogar através de plataformas móveis, como tablets ou celulares. Em seguida, temos os PCs (44%) e consoles (43%) disputando a preferência do público nacional.
Em seguida, outro dado que chamou bastante a atenção foi o fato de que as gerações X e Z acompanham mais os esportes eletrônicos, enquanto os chamados Baby Boomers (pessoas com 60 anos ou mais) não se interessam tanto por isso, preferindo modalidades mais tradicionais, como o futebol, por exemplo.
A pesquisa ainda apontou algumas descobertas curiosas, como os hábitos de alimentação durante os períodos de jogos, roupas prediletas, marcas, dentre outras coisas.
O trabalho envolveu a participação de 2 mil voluntários com mais de 18 anos, entre as classes A, B e C, de acordo com a classificação estabelecida pelo IBGE.
Pesquisa revela preferências de jogadores brasileiros
Banners de divulgação da pesquisa – Imagem: MindMiners/Reprodução
Conforme os resultados obtidos, na maioria dos casos, os jogadores consideram-se casuais, ou seja, amadores, e esse percentual foi de 60%.
Já aqueles que fazem isso de maneira constante, buscando até mesmo a profissionalização, representam apenas 5% desse público.
Seguidamente, grande parte desse público afirmou que prefere jogar sozinha (45%), além de gostar de degustar chocolates, refrigerantes, snacks e água enquanto se entretém com os jogos eletrônicos.
O trabalho aborda também outros hábitos de consumo dos gamers, como o uso das redes sociais.
Os resultados demonstram que o WhatsApp é predominante entre eles (89%), seguido pelo YouTube (85%), Instagram (78%), Facebook (67%) e, finalmente, o TikTok (47%).
Discord (13%), Twitch (15%) e Reddit (7%) também foram considerados ‘opções gamers’, figurando abaixo da tabela.
Brasileiros têm pouca participação em esportes eletrônicos
Engana-se quem acha que os jogadores consomem apenas games e seus derivados, pois descobriu-se que muitos também acompanham séries, ouvem música e se interessam por livros como meios alternativos de entretenimento.
Agora, sobre a questão dos esportes eletrônicos, somente 10% dos brasileiros jogam de forma competitiva, mas 32% dizem acompanhar streams e 14% assistem a campeonatos oficiais.
Além disso, 20% costumam seguir atletas e instituições de esports, sendo a maioria membros das gerações Z e X, como já foi mencionado antes.
Por fim, entre os times mais conhecidos do nicho, a LOUD foi o nome mais citado (27%), enquanto a FURIA, KaBuM, Liberty e a Black Dragons empataram com (21%).
Equipes como Los Grandes (19%), Fluxo (19%), Vivo Keyd (15%), INTZ (14%), Team Liquid (14%), Red Canids (13%), Pain (13%), MIBR (13%) e Tropa (10%) também foram citadas.