ESTES países oferecem incentivo financeiro para cidadãos usarem bicicletas
Holanda se destaca entre países que mais têm cidadãos que usam bicicleta como meio de transporte.
Os carros se tornaram o principal meio de locomoção de milhões de pessoas pelo mundo. Apesar de sua grande utilidade para o dia a dia, eles podem ser um fato preocupante para algumas cidades por causa de sua alta produção poluição e os transtornos de tráfego.
Por isso, alguns países ao redor do mundo estão adotando medidas para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável e saudável. Nisso, inclui-se a oferta de incentivos financeiros para as pessoas que utilizam esse meio de locomoção.
Essas iniciativas têm como objetivo reduzir a poluição, melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas, além de aliviar o congestionamento do tráfego.
No quesito andar de bicicleta, a Holanda é a vencedora. Os holandeses têm, em média, 1,3 bicicleta por pessoa. Esse fator pode ser considerado por sua excelente infraestrutura, a qual facilita a circulação de ciclistas nas ruas.
Na Holanda, existe um incentivo financeiro pelo governo que paga aos ciclistas 0,21 euro (cerca de 1,14 em real) por quilômetro.
Na Dinamarca, as empresas podem receber um incentivo fiscal se fornecerem bicicletas para os funcionários usarem no trabalho, e os funcionários que usam a bicicleta recebem uma compensação financeira por quilômetro rodado.
Além disso, o governo dinamarquês investe em infraestrutura para bicicletas, como ciclovias e estacionamentos, para tornar o uso da bicicleta mais fácil e seguro.
Outros países que também apoiam o uso da bicicleta
A França e a Alemanha também têm programas de incentivo ao uso da bicicleta, que incluem descontos em impostos, impostos para a compra de bicicletas elétricas e outros incentivos financeiros para os ciclistas.
A França tem como objetivo ter 9% da sua sociedade usando o ciclismo como meio de locomoção. Para isso, o país tem subsidiado quem vende carro para comprar uma e-bike.
Ao contrário dos veículos movidos a combustíveis fósseis, as bicicletas não emitem gases poluentes, por isso são uma das melhores alternativas para a redução da emissão de gases poluentes e para a melhoria da qualidade do ar.