Academia do Oscar estuda mudança de critérios para prêmio de ‘Melhor Filme’
A intenção do novo critério é apoiar os elementos projetados para salas de cinema.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mais conhecida por nós como Academia do Oscar, está considerando a possibilidade de acrescentar um novo requisito para a escolha dos indicados a “Melhor Filme“.
Mas, antes, apresentaremos um breve panorama de como ocorre atualmente a seleção dos filmes para que o impacto do novo critério fique mais evidente.
Fora o prêmio de “Melhor Filme Estrangeiro”, um dos principais critérios para ser indicado ao Oscar é o filme ser um longa lançado nos Estados Unidos no decorrer do ano anterior à premiação.
Em razão disso, os produtores que desejarem participar da premiação precisam inscrever seus filmes no site da Academia e passar por um processo de seleção nas categorias pretendidas. Outros critérios a serem considerados são:
- ter mais de 40 minutos de duração (com exceção das categorias “Melhor Curta-Metragem” e “Melhor Documentário em Curta-Metragem”);
- ter estado em cartaz durante sete dias (mínimo) em um cinema com espectadores pagantes em Los Angeles;
- utilizar os formatos 70 mm ou 35 mm em caso de gravação analógica. Em caso de gravação digital, 24 fps (frames por segundo) ou 48 fps.
Daí, os membros de cada especialidade da associação votam para escolher quais serão os cinco indicados para as 24 categorias, com exceção da categoria de “Melhor Filme”, que pode ter de cinco a dez indicados para o prêmio.
Agora que explicamos como funciona, vamos entender quais são as pretensões de mudança da Academia.
Quais seriam os novos critérios da Academia do Oscar?
O CEO da Academia do Oscar, Bill Kramer, explica a intenção da mudança:
“Apoiar os elementos da forma de arte, especialmente aspectos técnicos, como som e efeitos visuais, que foram projetados para as salas de cinema.”
Para isso, talvez a Academia acrescente que os filmes passem, obrigatoriamente, a ter exibição nas salas de cinema em 15 ou 20 dos cinquenta principais mercados dos Estados Unidos, nos mercados de Orlando a San Diego. Apenas depois disso poderiam ser elegíveis ao prêmio.
Para alguns, isso pode acabar desfavorecendo as plataformas de streaming. Por outro lado, talvez seja interessante para o público, que assim poderia ter a experiência nas salas de cinema ainda que o título também esteja disponível nas plataformas on-line.