Oscar: filmes de Beyoncé e Taylor Swift podem ser indicados?
Rígidas diretrizes da Academia podem representar desafios para que os filmes das cantoras sejam considerados na categoria Documentários; entenda.
Após conquistarem sucesso em suas turnês mundiais, Beyoncé e Taylor Swift decidiram levar suas performances para as telonas. Isso despertou a esperança dos fãs de que seus filmes audiovisuais possam eventualmente ser indicados e premiados no Oscar.
No entanto, aparentemente, as cantoras podem enfrentar obstáculos para submeter essas obras para a famosa premiação.
Conforme relatos da revista Variety, Beyoncé e Taylor Swift, que em breve lançarão seus filmes “Renaissance: A Film by Beyoncé” e “Taylor Swift: The Eras Tour”, podem deparar com desafios significativos se buscarem indicações nas categorias de documentário ou técnicas do Oscar.
Imagem: Reprodução/POP Line
De acordo com as diretrizes estabelecidas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que supervisiona o Oscar, os documentários são obras cinematográficas não ficcionais que exploram temas culturais, artísticos, históricos, sociais, científicos, econômicos ou outros aspectos da realidade.
A premiação enfatiza que os documentários podem usar imagens de eventos reais ou recorrer a técnicas de reconstituição parcial, como imagens de arquivo, fotografias, animações, stop-motion e outras técnicas, desde que o foco principal esteja nos fatos e não na ficção.
Ainda nesse contexto, o Oscar estabelece, em sua Seção de Regras Especiais, que produções de caráter promocional ou instrutivo não são elegíveis para as categorias destinadas a filmes. Da mesma forma, a mesma regra proíbe a inclusão de “registros não filtrados de performances”.
No caso de Beyoncé, ainda não podemos afirmar com certeza que ela será excluída de algumas categorias. Afinal, de acordo com o trailer da produção divulgado, a cantora vai mesclar cenas da turnê com gravações que revelam o processo criativo por trás da produção do álbum e do show.
No entanto, algo semelhante foi realizado por Beyoncé no filme “Homecoming,” lançado por ela em 2019. O longa combinou cenas dos ensaios para suas duas apresentações no “Beychella,” que ocorreram durante o Coachella de 2018.
Apesar de ter recebido várias indicações no Emmy Awards, Beyoncé não conseguiu garantir uma nomeação ao Oscar.
Além disso, mesmo que elas consigam contornar as regras da premiação cinematográfica, Beyoncé e Taylor Swift só poderão competir com seus filmes na 97ª edição do Oscar, marcada para 2025.
Isso se deve ao fato de que o prazo de submissão de produções para a edição de 2024 encerrou em 2 de outubro, e, conforme relatado pela Variety, nenhuma das duas artistas enviou material de seus filmes à Academia.