Oscar 2024 será transmitido 1 hora mais cedo; descubra a razão
Mudança de horário abrange a audiência na costa leste dos EUA e no Brasil.
A próxima edição do Oscar, marcada para o dia 10 de março de 2024, surpreenderá os espectadores ao começar uma hora mais cedo do que o habitual.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) anunciou que a transmissão terá início às 20h (horário de Brasília), numa tentativa de reter a audiência da Costa Leste dos Estados Unidos e evitar quedas de interesse durante a longa cerimônia.
Uma estratégia ousada, mas eficaz
Tradicionalmente, a cerimônia tem início às 21h no Brasil, após a exibição do tapete vermelho.
Com a mudança, espera-se encerrar o evento dentro do horário nobre, considerando a queda de audiência observada nas últimas edições devido ao avanço da hora na costa leste norte-americana.
O Oscar, um dos prêmios mais prestigiados e antigos do mundo cinematográfico, reconhece a excelência e o talento na produção cinematográfica, sendo considerado o ápice do reconhecimento no cinema mundial.
Desde sua primeira edição, em 1929, a cerimônia tem sido um marco anual para os profissionais do ramo.
Jimmy Kimmel será o anfitrião da cerimônia em 2024. Imagem: Oscar/Reprodução
A mudança no horário da transmissão busca, além de manter a atenção do público nos EUA, adequar-se melhor ao horário nobre, com o objetivo de encerrar a premiação dentro desse período.
A expectativa é que a apresentação de Jimmy Kimmel, escalado para comandar o evento, atraia um público ainda mais amplo com essa readequação de horário.
Fontes ligadas ao portal ‘The Hollywood Reporter’ indicam que a alteração tem como objetivo principal evitar a fuga de espectadores dessa região, onde a cerimônia se iniciava às 20h locais e, com a duração de 3h30, enfrentava quedas significativas na audiência à medida que a noite avançava.
Essa mudança de estratégia do evento busca adaptar-se às demandas da audiência televisiva, além de manter o prestígio e a relevância do Oscar no panorama do entretenimento mundial.
Com a apresentação confirmada de Jimmy Kimmel, a expectativa é que o novo horário possa otimizar a experiência de visualização para os espectadores em diferentes fusos horários e manter o evento como um dos mais aguardados e assistidos em todo o mundo.