Os monstros de Del Toro

O diretor Guillermo Del Toro sempre gostou de monstros, desde os titãs enormes do tamanho de arranha-céus em Pacific Rim até o Homem Anfíbio nem A Forma da Água. As criaturas de mais diversas em formas, origens e tamanho compõem o trabalho do diretor, que ganhou o apelido sugestivo de ‘‘O Maestro dos Monstros’’. Porém, os verdadeiros monstros nas obras de Del Toro não chegam a ter escamas ou dentes afiados, muitas vezes, são muito parecidos com humanos, que espreitando sob a superfície existe um monstro.

Leia mais: Guillermo Del Toro receberá uma homenagem em março

Ritter de Cate Blanchett em Nightmare Alley.

A médica com especialização em psiquiatria inicia um romance com Stan Carlisle (Bradley Cooper) e utiliza sua habilidade de penetrar na mente das pessoas mesclada com as sua tendências vigaristas para explorar o ricasso Ezra Grindle (Richard Jenkins). Porém, Ritter acaba desenvolvendo seus próprios planos, a psiquiatra inicia a cavar na mente de Carlisle através da história do seu relacionamento tóxico com seu pai e acaba o convencendo a beber, coisa que ele jurou que nunca mais faria. As sessões tinham um motivo obscuro, ela estava roubando o dinheiro dele e gravava todas as sessões, fazia parecer que ele estava louco. O conflito termina com Ritter dando um tiro na orelha de Carlisle e dando risada enquanto ele tenta estrangulá-la.

A forma da água

Temos mais um ser monstruoso que está de tocaia para atacar. É o Colonel Richard Strickland (Michael Shannon). Strickland é um exemplo que se encaixa nos personagens que fazem são o contrário daqueles violentos e assassinos que frequentemente aparecem no trabalho de del Toro; uma das cenas mais impressionantes que mostra com perfeição os caminhos sinistros que ele toma, acontece quando ele encurrala Zelda (Octavia Spencer) em sua própria casa e exige descobrir onde se encontra a criatura anfíbia que ele capturou. A cena de Strickland, deixando Zelda sem saída enquanto conta a história de Sansão e destrói o templo, é bastante perturbadora; além disso, ele literalmente arranca dois de sua mão e os joga do outro lado da sala. E isso não é nada perto da violência que ele emprega a Hoffstetler (Michael Stuhlbarg).

 

Labirinto do Fauno

Del Toro se baseou aos horrores do mundo real para criar o longa ‘’Labirinto do Fauno’’, principalmente o personagem de Sergi Lopez, o Capitão Vidal que é pai da protagonista Ofelia (Ivana Baquero). Vidal também é um caçador de  rebeldes espanhóis. O personagem é implacável nas suas perseguições aos rebeldes, assim como quando é necessário distribuir todo poder de sua violência. Ele até assassina a personagem Ofelia, assim que ela tenta fugir para o submundo. E é simples dizer que ninguém fica triste quando é cercado pelos rebeldes que o matam à tiros.

 

Hell Boy

Seguindo a tendência dos humanos se intrometendo de forma excessiva na magia temos Grigori Rasputin (Karl Roden) na adaptação de Hell Boy de Del Toro. Assim como ocorre com as tramas cômicas, Seed of Destruction, Grigori Rasputin faz um ritual cujo objetivo é fazer a convocação de demônios como Ogdru Jahad, o que acabou trazendo Hell Boy durante o processo.
A magia obscura é expandida até a ressureição do cão do inferno Sammael e suga a alma de Liz Sherman (Selma Blair). Assim que Hellboy (Ron Perlman) apunhala Radputin, acaba escapando um monstro alienígena composto de tentáculos, um monstro que vivia sob a pele humana.

 

Crimson Peak


As criaturas mais horrendas dos filmes de Del Toro são Sir Thomas Sharpe (Tom Hiddleston) e a sua irmã Lucille (Jéssica Chastain) no filme Crimson Peak. Inicialmente, Thomas parece um típico cavalheiro inglês com muita carisma, ele tem a capacidade de encantar e se casar com Edith Cushing(Mia Wasikowska) e acaba a levando para Allerdale Hall. Como é de costume em filmes de terror, ele é atormentado pelos fantasmas não humanos que são aqueles espíritos inquietos das mulheres que os irmãos assassinaram a sangue frio. Descobre-se que Thomas e Lucille estão apreendidos em um romance incestuoso e encantaram outras herdeiras ricas para a sua residência para roubar seu dinheiro. A irmã é mais sombria da dupla, ela enxerga Edith como um obstáculo em seu relacionamento e acaba assassinando o próprio irmão quando ele sugere que os dois podem começar uma vida nova, mas apenas se trouxerem Edith com eles.
Lucille acaba morrendo e tornando-se um espirito forçado a tocar um piano desafinado pelo resto da eternidade e com uma aparência que encaixa perfeitamente com a podridão da sua alma.

você pode gostar também